A PROPOSTA DESTE ARTIGO ? APRESENTAR E DISCUTIR AS DIVERSAS CONEX?ES TE?RICAS ENTRE AS INVESTIGA??ES MATEM?TICAS NA SALA DE AULA E AS TEND?NCIAS DE CUNHO CR?TICO E SOCIAL DESDE A FILOSOFIA FREIRIANA ENCONTRADA NA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA COMO TAMB?M DA ETNOMATEM?TICA E DA EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA. BUSCAMOS ATRAV?S DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, IDENTIFICAR NA LITERATURA DISPON?VEL PONTOS QUE CORROBORARAM COM NOSSA HIP?TESE, SENDO ESSA UMA RICA FONTE DE COLETA DADO O SEU TEOR TE?RICO E SUA ACESSIBILIDADE. PONTUAMOS AS PRINCIPAIS CONEX?ES ENCONTRADAS ENTRE A TEND?NCIA DA INVESTIGA??O MATEM?TICA NA SALA DE AULA E AS TEORIAS CONGRUENTES TAIS COMO A ETNOMATEM?TICA, A EDUCA??O MATEM?TICA CR?TICA E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. A PARTIR DAS SINGULARIDADES ENCONTRADAS CRIAMOS UMA TEIA DE PENSAMENTOS TE?RICOS QUE ARTICULAM E SE RELACIONAM COM A PR?TICA INVESTIGATIVA, APRESENTANDO ESSES ELOS E APROXIMANDO A PR?TICA INVESTIGATIVA DAS TEORIAS E METODOLOGIAS CONSULTADAS.
.