ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS UTILIZADAS PELOS
ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SE DEPARAR COM DIFERENTES
SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS NEGATIVOS E QUAIS LIGAÇÕES TAIS SITUAÇÕES PUDERAM GERAR EM
RELAÇÃO AOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS AO LONGO DAS SOLUÇÕES. AS DIFICULDADES SÃO
COMPARADAS, EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, MOSTRANDO QUE SÃO DIFICULDADES QUE PERMANECEM ATÉ OS
DIAS ATUAIS, DENOMINADAS DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS. SÃO DISCUTIDOS, NESTA PESQUISA, TRABALHOS
FEITOS QUE ABORDASSEM TAIS DIFICULDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. QUANTO À
METODOLOGIA DA PESQUISA, FOI CONSTRUÍDO E APLICADO UM QUESTIONÁRIO/TESTE CONTENDO CINCO QUESTÕES
ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E/OU DIVISÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL
LOCALIZADA NO RECIFE. A ELABORAÇÃO DO TESTE FOI BASEADA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL, ANO ESSE ONDE É FEITA A ABORDAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. FORAM COMPARADAS ALGUMAS
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS ASSOCIADAS À RESOLUÇÃO DE DUAS QUESTÕES. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS
ESTUDANTES CONSEGUEM RESOLVER AS SITUAÇÕES QUANDO EM QUESTÕES DE OPERAÇÕES ÚNICAS E SIMPLES.
PORÉM, EM EXPRESSÕES OU QUANDO PRECISAM JUSTIFICAR, FICA CLARO QUE O USO É APENAS DE UMA REGRA
DECORADA.