O PRESENTE ARTIGO APONTOU PARA O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DURANTE AS AULAS, VISANDO AULAS DINÂMICAS E BENÉFICAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ALÉM DE UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR COM FINALIDADES EDUCATIVAS. DESTE MODO, O TRABALHO FOI EXECUTADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO CRATO-CE, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE 180 ALUNOS DE CINCO TURMAS DE 1ª SÉRIE DA REFERIDA ESCOLA, E AINDA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA DAS TURMAS ENVOLVIDAS NA PESQUISA. PORTANTO, PARA A APLICAÇÃO DA PESQUISA FOI FEITO O USO DO SIMULADOR PHET: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES E HOUVE POSTERIORMENTE O DIRECIONAMENTO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS ALUNOS, SENDO APLICADO APÓS O ESTUDO DOS ASSUNTOS NO SIMULADOR. SENDO ASSIM, PODEMOS OBSERVAR QUE OS ALUNOS SE SENTIRAM MAIS MOTIVADOS PELO PROCESSO DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DIRECIONADO AOS SIMULADORES VIRTUAIS, POIS ESTES CONSEGUEM REPRODUZIR PARTE DE UM FENÔMENO REAL, QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO VIVENCIADOS COTIDIANAMENTE PELOS ALUNOS, E POSSIBILITAM QUE ELES DESENVOLVAM OS CONCEITOS ACERCA DO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO EM SALA DE AULA. PORTANTO, CONCLUIU-SE QUE O USO DOS SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA TENDE A FACILITAR A APRENDIZAGEM, TORNANDO AS AULAS ATRATIVAS E PROVEITOSAS PARA OS ALUNOS E CONTANDO, ASSIM, COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DESTES DURANTE AS AULAS.