UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73027 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 816 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APONTOU PARA O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DURANTE AS AULAS, VISANDO AULAS DINÂMICAS E BENÉFICAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ALÉM DE UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR COM FINALIDADES EDUCATIVAS. DESTE MODO, O TRABALHO FOI EXECUTADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO CRATO-CE, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE 180 ALUNOS DE CINCO TURMAS DE 1ª SÉRIE DA REFERIDA ESCOLA, E AINDA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA DAS TURMAS ENVOLVIDAS NA PESQUISA. PORTANTO, PARA A APLICAÇÃO DA PESQUISA FOI FEITO O USO DO SIMULADOR PHET: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES E HOUVE POSTERIORMENTE O DIRECIONAMENTO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS ALUNOS, SENDO APLICADO APÓS O ESTUDO DOS ASSUNTOS NO SIMULADOR. SENDO ASSIM, PODEMOS OBSERVAR QUE OS ALUNOS SE SENTIRAM MAIS MOTIVADOS PELO PROCESSO DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DIRECIONADO AOS SIMULADORES VIRTUAIS, POIS ESTES CONSEGUEM REPRODUZIR PARTE DE UM FENÔMENO REAL, QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO VIVENCIADOS COTIDIANAMENTE PELOS ALUNOS, E POSSIBILITAM QUE ELES DESENVOLVAM OS CONCEITOS ACERCA DO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO EM SALA DE AULA. PORTANTO, CONCLUIU-SE QUE O USO DOS SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA TENDE A FACILITAR A APRENDIZAGEM, TORNANDO AS AULAS ATRATIVAS E PROVEITOSAS PARA OS ALUNOS E CONTANDO, ASSIM, COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DESTES DURANTE AS AULAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "SOFTWARE, PHET, FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID816_11112020160252.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA FERREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "PÂMELA MARTINS" "autor_email" => "mpamellaferreira208@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73027 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 816 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APONTOU PARA O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DURANTE AS AULAS, VISANDO AULAS DINÂMICAS E BENÉFICAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ALÉM DE UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR COM FINALIDADES EDUCATIVAS. DESTE MODO, O TRABALHO FOI EXECUTADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO CRATO-CE, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE 180 ALUNOS DE CINCO TURMAS DE 1ª SÉRIE DA REFERIDA ESCOLA, E AINDA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA DAS TURMAS ENVOLVIDAS NA PESQUISA. PORTANTO, PARA A APLICAÇÃO DA PESQUISA FOI FEITO O USO DO SIMULADOR PHET: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES E HOUVE POSTERIORMENTE O DIRECIONAMENTO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS ALUNOS, SENDO APLICADO APÓS O ESTUDO DOS ASSUNTOS NO SIMULADOR. SENDO ASSIM, PODEMOS OBSERVAR QUE OS ALUNOS SE SENTIRAM MAIS MOTIVADOS PELO PROCESSO DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DIRECIONADO AOS SIMULADORES VIRTUAIS, POIS ESTES CONSEGUEM REPRODUZIR PARTE DE UM FENÔMENO REAL, QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO VIVENCIADOS COTIDIANAMENTE PELOS ALUNOS, E POSSIBILITAM QUE ELES DESENVOLVAM OS CONCEITOS ACERCA DO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO EM SALA DE AULA. PORTANTO, CONCLUIU-SE QUE O USO DOS SIMULADORES VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA TENDE A FACILITAR A APRENDIZAGEM, TORNANDO AS AULAS ATRATIVAS E PROVEITOSAS PARA OS ALUNOS E CONTANDO, ASSIM, COM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DESTES DURANTE AS AULAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "SOFTWARE, PHET, FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID816_11112020160252.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA FERREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "PÂMELA MARTINS" "autor_email" => "mpamellaferreira208@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }