ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA REALIZADAS NO MÊS DE ABRIL DO ANO DE 2018 ATRAVÉS DO PROJETO JOVEM DO FUTURO, DESENVOLVIDO COMO UM PLANO DE AÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR AMARO ALVES PORTELA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS, NO ESTADO DO PIAUÍ. AS PRÁTICAS FORAM SELECIONADAS ANTECIPADAMENTE E UMA TURMA DO 2º ANO FOI ESCOLHIDA PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES. NO PIAUÍ, ENCONTRAMOS VÁRIAS ESCOLAS QUE NÃO POSSUEM UM LABORATÓRIO DE FÍSICA, APRESENTANDO UMA INFRAESTRUTURA ESCASSA, ONDE OS DOCENTES SÃO CONSIDERADOS COMO GRANDES HERÓIS NA ÁRDUA TAREFA DE ENSINAR. VEMOS UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NAS AULAS PRÁTICAS, PORÉM AS MESMAS SÃO POUCO UTILIZADAS DEVIDO A VÁRIOS FATORES. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA SE TORNA BEM MAIS CLARO E COMPLETO QUANDO O ALUNO APLICA NA PRÁTICA, NUM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL, TODO FUNDAMENTO TEÓRICO. UTILIZANDO APENAS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E QUE OS ALUNOS PUDESSEM ENCONTRAR COM MAIS FACILIDADE, FORAM REALIZADOS E DISCUTIDOS DOIS EXPERIMENTOS SIMPLES: ARCO-ÍRIS DE GELATINA E EFEITOS DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA. APÓS A APLICAÇÃO DO PROJETO PUDEMOS VER NA PRÁTICA, ALUNOS MOTIVADOS E EMPOLGADOS COM A AULA, DIFERENTE DAS AULAS APLICADAS ANTERIORMENTE (UTILIZANDO SOMENTE O QUADRO E LISTAS DE EXERCÍCIOS).