OS DESAFIOS DO ENSINO EM QUÍMICA SÃO INÚMEROS. ANALISANDO AS MATRIZES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE
QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, PODE-SE ENCONTRAR DESDE CÁLCULOS MATEMÁTICOS ATÉ TEORIAS MODERNAS
CIENTIFICAS, TORNANDO A MATÉRIA POUCO PALATÁVEL, A DEPENDER DA SUA ABORDAGEM. DADA A PROBLEMÁTICA,
DIVERSAS METODOLOGIAS SÃO ANALISADAS E ABORDAGENS DIDÁTICAS SÃO PROPOSTAS. ENTRE AS ALTERNATIVAS
DISPONÍVEIS, O USO DE JOGOS E DINÂMICAS SE DESTACA, CASO SEJA BEM TRABALHADA NO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO.
POR ISSO, AO LONGO DA GRADUAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURAS É COMUM QUE SE TENHA DISCIPLINAS OU
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVAM JOGOS OU ATIVIDADES SIMILARES NAS
QUAIS O LÚDICO ESTÁ ENVOLVIDO. VISTO ISSO, O ESTUDO PROPÕE UM JOGO, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE
DIDÁTICA DO ENSINO EM QUÍMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE-CAMPUS IGUATU, ONDE
ELABOROU-SE UM JOGO DE CARTAS DENOMINADO CHEMISTRY LIQUI QUE, POR SUA VEZ, TEM POR OBJETIVO REFORÇAR,
REVISAR OU AVALIAR OS ESTUDANTES, QUANTO SEU CONHECIMENTO ACERCA DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS.
PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI FEITO UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS, E
DISCUTIU-SE COMO ESTA PROPOSTA PODERIA SER USADA EM FORMA DE “CAMPEONATO”. AO FINAL DO ESTUDO,
VERIFICOU-SE UMA POTENCIALIDADE NA REFERIDA PROPOSTA, FICANDO ABERTO PARA UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA.