ARAUJO, Wellson De Azevedo et al.. Ensino de matemática: reflexões e contribuições. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73010>. Acesso em: 22/11/2024 03:15
CONSIDERANDO O FATO DE NECESSITARMOS DE UMA SOCIEDADE MAIS CONSCIENTE E RESPONSÁVEL, NOS VEEM EM MENTE QUE A ESCOLA DEVA REFORMULAR CONSTANTEMENTE O ENSINO QUE A OFERECE, A FIM DE OBTERMOS MELHORES RESULTADOS PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA MATEMÁTICA E MUDARMOS ALGUNS PARADIGMAS CRIADOS EM RELAÇÃO A ESSA DISCIPLINA. NOSSA PESQUISA SE CONFIGUROU COMO PESQUISA EXPLORATÓRIA NA QUAL PARA OBTENÇÃO DE DADOS, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE COMO PARTICIPAÇÃO 20 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NA QUAL TENTAMOS BUSCAR REFLETIR SOBRE A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A VIDA DO ALUNO? E NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO: BUSCAR COMPREENDER QUAL A VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, CONSIDERANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O SEU APRENDIZADO, PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO. NA QUAL CHEGAMOS À SEGUINTE CONCLUSÃO, ENQUANTO O ENSINO DE MATEMÁTICA SENDO MINISTRADO SE UTILIZANDO DE APRESENTAÇÃO DE FÓRMULAS, CÁLCULOS, DISTANTE DA REALIDADE QUE CERCA A ESCOLA, SEM PROBLEMATIZAÇÕES NÃO TEREMOS UMA MATEMÁTICA MAIS HUMANA NA QUAL OS ALUNOS SINTAM PRAZER EM ESTUDÁ-LA, PELO CONTRÁRIO, TEREMOS UM ALUNO SENDO FORMADO SEM SER CRÍTICO, PARTICIPATIVO E ATUANTE.