Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APLICATIVOS PARA O APRENDIZADO DE MÚSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO LÚDICO E O TRADICIONAL NO APRENDIZADO DE VIOLÃO

Palavra-chaves: APLICATIVOS, DISPOSITIVOS MÓVEIS, INSTRUMENTO MUSICAL, APRENDIZAGEM MUSICAL, VIOLÃO Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72955
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "APLICATIVOS PARA O APRENDIZADO DE MÚSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO LÚDICO E O TRADICIONAL NO APRENDIZADO DE VIOLÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU COMPARAR DOIS DIFERENTES TIPOS DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS, O LÚDICO E O TRADICIONAL, IMPLEMENTADOS POR APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO APRENDIZADO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, TENDO EM FOCO, O VIOLÃO. COMO METODOLOGIA FOI EMPREENDIDA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA ESTRUTURADA. SEIS VOLUNTÁRIOS NO ESTÁGIO INICIAL DO APRENDIZADO DE VIOLÃO PARTICIPARAM DO ESTUDO. OS PARTICIPANTES FORAM DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS QUE FIZERAM USO DE APLICATIVOS DISTINTOS DE APRENDIZAGEM DE VIOLÃO, SENDO UM DOS APLICATIVOS DESENVOLVIDO PARA O ENSINO EM UMA METODOLOGIA TRADICIONAL E OUTRO EM UMA METODOLOGIA LÚDICA. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA COM O CONFRONTO DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES COM OS OBJETIVOS DA PESQUISA, SENDO RETIRADOS DOS DIÁLOGOS PONTOS RELEVANTES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES, EM ESPECIAL AQUELES QUE PUDERAM SER UTILIZADOS NA COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS UTILIZADOS PELOS APLICATIVOS. COMO RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS, A PESQUISA APONTA PONTOS FORTES E FRACOS, NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS, EM CADA UM DOS MÉTODOS EMPREGADOS QUE PODEM SER OBSERVADOS POR DESENVOLVEDORES DE APLICATIVOS PARA MELHORAR A EXPERIENCIA DE SEUS USUÁRIOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "APLICATIVOS, DISPOSITIVOS MÓVEIS, INSTRUMENTO MUSICAL, APRENDIZAGEM MUSICAL, VIOLÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID823_09112020213351.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVVI DUARTE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "DAVVI DUARTE"
    "autor_email" => "davvi.duarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72955
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "APLICATIVOS PARA O APRENDIZADO DE MÚSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO LÚDICO E O TRADICIONAL NO APRENDIZADO DE VIOLÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU COMPARAR DOIS DIFERENTES TIPOS DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS, O LÚDICO E O TRADICIONAL, IMPLEMENTADOS POR APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO APRENDIZADO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, TENDO EM FOCO, O VIOLÃO. COMO METODOLOGIA FOI EMPREENDIDA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA ESTRUTURADA. SEIS VOLUNTÁRIOS NO ESTÁGIO INICIAL DO APRENDIZADO DE VIOLÃO PARTICIPARAM DO ESTUDO. OS PARTICIPANTES FORAM DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS QUE FIZERAM USO DE APLICATIVOS DISTINTOS DE APRENDIZAGEM DE VIOLÃO, SENDO UM DOS APLICATIVOS DESENVOLVIDO PARA O ENSINO EM UMA METODOLOGIA TRADICIONAL E OUTRO EM UMA METODOLOGIA LÚDICA. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA COM O CONFRONTO DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES COM OS OBJETIVOS DA PESQUISA, SENDO RETIRADOS DOS DIÁLOGOS PONTOS RELEVANTES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES, EM ESPECIAL AQUELES QUE PUDERAM SER UTILIZADOS NA COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS UTILIZADOS PELOS APLICATIVOS. COMO RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS, A PESQUISA APONTA PONTOS FORTES E FRACOS, NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS, EM CADA UM DOS MÉTODOS EMPREGADOS QUE PODEM SER OBSERVADOS POR DESENVOLVEDORES DE APLICATIVOS PARA MELHORAR A EXPERIENCIA DE SEUS USUÁRIOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "APLICATIVOS, DISPOSITIVOS MÓVEIS, INSTRUMENTO MUSICAL, APRENDIZAGEM MUSICAL, VIOLÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID823_09112020213351.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVVI DUARTE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "DAVVI DUARTE"
    "autor_email" => "davvi.duarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU COMPARAR DOIS DIFERENTES TIPOS DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS, O LÚDICO E O TRADICIONAL, IMPLEMENTADOS POR APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO APRENDIZADO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, TENDO EM FOCO, O VIOLÃO. COMO METODOLOGIA FOI EMPREENDIDA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA ESTRUTURADA. SEIS VOLUNTÁRIOS NO ESTÁGIO INICIAL DO APRENDIZADO DE VIOLÃO PARTICIPARAM DO ESTUDO. OS PARTICIPANTES FORAM DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS QUE FIZERAM USO DE APLICATIVOS DISTINTOS DE APRENDIZAGEM DE VIOLÃO, SENDO UM DOS APLICATIVOS DESENVOLVIDO PARA O ENSINO EM UMA METODOLOGIA TRADICIONAL E OUTRO EM UMA METODOLOGIA LÚDICA. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA COM O CONFRONTO DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES COM OS OBJETIVOS DA PESQUISA, SENDO RETIRADOS DOS DIÁLOGOS PONTOS RELEVANTES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES, EM ESPECIAL AQUELES QUE PUDERAM SER UTILIZADOS NA COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS UTILIZADOS PELOS APLICATIVOS. COMO RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS, A PESQUISA APONTA PONTOS FORTES E FRACOS, NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS, EM CADA UM DOS MÉTODOS EMPREGADOS QUE PODEM SER OBSERVADOS POR DESENVOLVEDORES DE APLICATIVOS PARA MELHORAR A EXPERIENCIA DE SEUS USUÁRIOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.