O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU COMPARAR DOIS DIFERENTES TIPOS DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS, O LÚDICO E O TRADICIONAL, IMPLEMENTADOS POR APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO APRENDIZADO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, TENDO EM FOCO, O VIOLÃO. COMO METODOLOGIA FOI EMPREENDIDA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA ESTRUTURADA. SEIS VOLUNTÁRIOS NO ESTÁGIO INICIAL DO APRENDIZADO DE VIOLÃO PARTICIPARAM DO ESTUDO. OS PARTICIPANTES FORAM DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS QUE FIZERAM USO DE APLICATIVOS DISTINTOS DE APRENDIZAGEM DE VIOLÃO, SENDO UM DOS APLICATIVOS DESENVOLVIDO PARA O ENSINO EM UMA METODOLOGIA TRADICIONAL E OUTRO EM UMA METODOLOGIA LÚDICA. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA COM O CONFRONTO DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES COM OS OBJETIVOS DA PESQUISA, SENDO RETIRADOS DOS DIÁLOGOS PONTOS RELEVANTES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES, EM ESPECIAL AQUELES QUE PUDERAM SER UTILIZADOS NA COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS UTILIZADOS PELOS APLICATIVOS. COMO RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS, A PESQUISA APONTA PONTOS FORTES E FRACOS, NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS, EM CADA UM DOS MÉTODOS EMPREGADOS QUE PODEM SER OBSERVADOS POR DESENVOLVEDORES DE APLICATIVOS PARA MELHORAR A EXPERIENCIA DE SEUS USUÁRIOS.