ESSA PESQUISA DESCREVE UMA ABORDAGEM DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE DESENVOLVIDA COM 70 ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS E ATIVIDADES PRÁTICAS. SUA METODOLOGIA FOI ORGANIZADA EM TRÊS ETAPAS, NA ETAPA 1: FOI REALIZADA UMA EXPOSIÇÃO ORAL PELA PROFESSORA, SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS E CÉLULAS EUCARIÓTICAS, COMPARATIVAMENTE FORAM APRESENTADAS AS ESTRUTURAS E ORGANELAS PRESENTES NAS CÉLULAS DESTACANDO O SURGIMENTO, A CONSTITUIÇÃO, A COMPLEXIDADE DE CADA UMA, OS ASPECTOS EVOLUTIVOS E SEUS MECANISMOS DE DIVISÃO. NA ETAPA 2: OS ALUNOS REALIZARAM EM GRUPOS DE ATÉ CINCO ALUNOS A CONFECÇÃO DE MAQUETES DOS DIFERENTES TIPOS CELULARES. FINALIZAMOS NA ETAPA 3: COM A APRESENTAÇÃO DAS MAQUETES CONFECCIONADAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM DETECTAR AS DIFERENÇAS E PARTICULARIDADES ESTRUTURAIS DE CADA CÉLULA. NESTA PERSPECTIVA, AVALIAR, MODIFICAR AS AÇÕES EDUCATIVAS, OUVIR OS ALUNOS E DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, DENTRO DAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES, É UMA TAREFA DESAFIADORA PARA O DOCENTE QUE VISLUMBRA UM ENSINO FORMATIVO QUE PROPORCIONE MAIS AUTONOMIA, EM DETRIMENTO AO MERO SUCESSO DO INDIVÍDUO INSERIDO NO CONTEXTO ESCOLAR. DIANTE DAS CONSIDERAÇÕES TECIDAS E DOS RESULTADOS APRESENTADOS, PODE-SE CONCLUIR QUE NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS, O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, QUANDO ALIADO À OPORTUNIDADE DE MANUSEAR MATERIAIS POR ELES CONSTRUÍDOS IMPLICA EM MELHORES RESULTADOS NO APRENDIZADO.