Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 108
DECK-CHEM: UMA PROPOSTA LÚDICA NO ENSINO DA NOMENCLATURA DE COMPOSTOS INORGÂNICOS.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS PEDAGÓGICOS, NOMENCLATURA IUPAC, QUÍMICA INORGÂNICA, Pôster (Resumo Expandido) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

A QU?MICA ? CONSIDERADA UMA CI?NCIA CENTRAL DE MODO QUE ESTUDA A ESTRUTURA, COMPOSI??O, E PROPRIEDADES DA MAT?RIA. EMBORA A QU?MICA ESTEJA PRESENTE EM NOSSO DIA-DIA, OS DISCENTES ENCONTRAM GRANDE DIFICULDADE EM ASSIMILAR SEUS FEN?MENOS. DESSA FORMA O PRESENTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR UMA PROPOSTA PARA SE TRABALHAR O CONTE?DO DE NOMENCLATURA DE COMPOSTOS INORG?NICOS. O JOGO ?DECK-CHEM? RELACIONA O JOGO POPULAR DE BARALHO CONHECIDO COMO ?PIFE? COM CONTE?DO DE LIGA??O QU?MICA, TEORIA ?CIDO-BASE DE ARRENIUS E BRONSTED-LOWRY, AL?M DE TRABALHAR A NOMENCLATURA IUPAC DO COMPOSTO INORG?NICOS. O MATERIAL APRESENTADO PODE SER PRODUZIDO UTILIZANDO PAPEL E IMPRESSORA, OU CONFECCIONADO A M?O DESDE QUE OS TAMANHOS E FORMAS DAS CARTAS SEJAM PADRONIZADAS. A PROPOSTA ELUCIDADA MOSTRA-SE PROMISSORA UMA VEZ QUE ABORDA AS TEM?TICAS RELATIVA N?O S? A NOMENCLATURA DE COMPOSTOS INORG?NICOS, MAS COMO TAMB?M TRABALHA OS CONCEITOS DE LIGA??ES QU?MICAS ALIADA AS TEORIAS DE ?CIDO-BASE DE ARRENIUS E BROSNTED-LOWRY.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.