Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PESQUISA SOBRE O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: RECURSOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, ENSINO DA MATEMÁTICA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73003
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 389
    "inscrito_id" => 442
    "titulo" => "PESQUISA SOBRE O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "COM A PANDEMIA SURGIU A IMPOSSIBILIDADE DE MANTER O ENSINO PRESENCIAL E A NECESSIDADE DE UMA ALTERNATIVA QUE O SUBSTITUA TEMPORARIAMENTE. NESTE CONTEXTO RESSURGEM DISCUSSÕES SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO. ENQUANTO ALUNOS DO CURSO DE MATEMÁTICA NOS SURGEM INDAGAÇÕES DE COMO AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA ESTARIAM SENDO CONDUZIDAS. REALIZAMOS ESTA PESQUISA COM O OBJETIVO DE DISCUTIR A FORMA QUE PROFESSOR E ALUNO, MEDIADOS PELO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTÃO ENSINANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA PERANTE A ABRUPTA MUDANÇA METODOLÓGICA DE ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. COLETAMOS DADOS DE PROFESSORES E SEUS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO CARIRI PARAIBANO. A DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS POR MEIO DE FORMULÁRIOS DIGITAIS APONTAM AS DIFICULDADES QUE PROFESSORES E ALUNOS ENFRENTAM COM O USO DE RECURSOS IMPOSTOS PARA O ENSINO REMOTO. A FALTA DE RECURSOS É EVIDENCIADA PELOS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM ASSISTIR AS AULAS REMOTAS, E ISTO REFLETE NAS AVALIAÇÕES QUE, ASSIM COMO NO PRESENCIAL, SE APROPRIAM DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NAS AULAS. OS PROFESSORES SENTEM A FALTA DE UM SUBSTITUTO DO QUADRO NAS AULAS SÍNCRONAS, ALÉM DE AVALIAREM COMO INSUFICIENTE A CAPACITAÇÃO OFERECIDA PARA O USO DOS RECURSOS PROPOSTOS NO ENSINO REMOTO. E MESMO DIANTE DE TANTA TECNOLOGIA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PERMANECEU NO CAMPO DO ENSINO PRESENCIAL. MAS, AINDA QUE A TRANSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO TENHA OCORRIDO ABRUPTAMENTE, AOS PROFESSORES SE TORNOU DESEJÁVEL PERMANECER UTILIZANDO OS MESMOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, ENSINO DA MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID442_11112020115521.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBEKA SABRYNA FREITAS "
    "autor_nome_curto" => "REBEKA FREITAS "
    "autor_email" => "rebekasabryna@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73003
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 389
    "inscrito_id" => 442
    "titulo" => "PESQUISA SOBRE O ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "COM A PANDEMIA SURGIU A IMPOSSIBILIDADE DE MANTER O ENSINO PRESENCIAL E A NECESSIDADE DE UMA ALTERNATIVA QUE O SUBSTITUA TEMPORARIAMENTE. NESTE CONTEXTO RESSURGEM DISCUSSÕES SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO. ENQUANTO ALUNOS DO CURSO DE MATEMÁTICA NOS SURGEM INDAGAÇÕES DE COMO AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA ESTARIAM SENDO CONDUZIDAS. REALIZAMOS ESTA PESQUISA COM O OBJETIVO DE DISCUTIR A FORMA QUE PROFESSOR E ALUNO, MEDIADOS PELO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTÃO ENSINANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA PERANTE A ABRUPTA MUDANÇA METODOLÓGICA DE ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. COLETAMOS DADOS DE PROFESSORES E SEUS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO CARIRI PARAIBANO. A DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS POR MEIO DE FORMULÁRIOS DIGITAIS APONTAM AS DIFICULDADES QUE PROFESSORES E ALUNOS ENFRENTAM COM O USO DE RECURSOS IMPOSTOS PARA O ENSINO REMOTO. A FALTA DE RECURSOS É EVIDENCIADA PELOS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM ASSISTIR AS AULAS REMOTAS, E ISTO REFLETE NAS AVALIAÇÕES QUE, ASSIM COMO NO PRESENCIAL, SE APROPRIAM DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NAS AULAS. OS PROFESSORES SENTEM A FALTA DE UM SUBSTITUTO DO QUADRO NAS AULAS SÍNCRONAS, ALÉM DE AVALIAREM COMO INSUFICIENTE A CAPACITAÇÃO OFERECIDA PARA O USO DOS RECURSOS PROPOSTOS NO ENSINO REMOTO. E MESMO DIANTE DE TANTA TECNOLOGIA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PERMANECEU NO CAMPO DO ENSINO PRESENCIAL. MAS, AINDA QUE A TRANSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO TENHA OCORRIDO ABRUPTAMENTE, AOS PROFESSORES SE TORNOU DESEJÁVEL PERMANECER UTILIZANDO OS MESMOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, ENSINO DA MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID442_11112020115521.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBEKA SABRYNA FREITAS "
    "autor_nome_curto" => "REBEKA FREITAS "
    "autor_email" => "rebekasabryna@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

COM A PANDEMIA SURGIU A IMPOSSIBILIDADE DE MANTER O ENSINO PRESENCIAL E A NECESSIDADE DE UMA ALTERNATIVA QUE O SUBSTITUA TEMPORARIAMENTE. NESTE CONTEXTO RESSURGEM DISCUSSÕES SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO. ENQUANTO ALUNOS DO CURSO DE MATEMÁTICA NOS SURGEM INDAGAÇÕES DE COMO AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA ESTARIAM SENDO CONDUZIDAS. REALIZAMOS ESTA PESQUISA COM O OBJETIVO DE DISCUTIR A FORMA QUE PROFESSOR E ALUNO, MEDIADOS PELO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTÃO ENSINANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA PERANTE A ABRUPTA MUDANÇA METODOLÓGICA DE ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. COLETAMOS DADOS DE PROFESSORES E SEUS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO CARIRI PARAIBANO. A DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS POR MEIO DE FORMULÁRIOS DIGITAIS APONTAM AS DIFICULDADES QUE PROFESSORES E ALUNOS ENFRENTAM COM O USO DE RECURSOS IMPOSTOS PARA O ENSINO REMOTO. A FALTA DE RECURSOS É EVIDENCIADA PELOS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM ASSISTIR AS AULAS REMOTAS, E ISTO REFLETE NAS AVALIAÇÕES QUE, ASSIM COMO NO PRESENCIAL, SE APROPRIAM DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NAS AULAS. OS PROFESSORES SENTEM A FALTA DE UM SUBSTITUTO DO QUADRO NAS AULAS SÍNCRONAS, ALÉM DE AVALIAREM COMO INSUFICIENTE A CAPACITAÇÃO OFERECIDA PARA O USO DOS RECURSOS PROPOSTOS NO ENSINO REMOTO. E MESMO DIANTE DE TANTA TECNOLOGIA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PERMANECEU NO CAMPO DO ENSINO PRESENCIAL. MAS, AINDA QUE A TRANSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO TENHA OCORRIDO ABRUPTAMENTE, AOS PROFESSORES SE TORNOU DESEJÁVEL PERMANECER UTILIZANDO OS MESMOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO PRESENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.