COM A PANDEMIA SURGIU A IMPOSSIBILIDADE DE MANTER O ENSINO PRESENCIAL E A NECESSIDADE DE UMA ALTERNATIVA QUE O SUBSTITUA TEMPORARIAMENTE. NESTE CONTEXTO RESSURGEM DISCUSSÕES SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO. ENQUANTO ALUNOS DO CURSO DE MATEMÁTICA NOS SURGEM INDAGAÇÕES DE COMO AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA ESTARIAM SENDO CONDUZIDAS. REALIZAMOS ESTA PESQUISA COM O OBJETIVO DE DISCUTIR A FORMA QUE PROFESSOR E ALUNO, MEDIADOS PELO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESTÃO ENSINANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA PERANTE A ABRUPTA MUDANÇA METODOLÓGICA DE ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. COLETAMOS DADOS DE PROFESSORES E SEUS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO CARIRI PARAIBANO. A DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS POR MEIO DE FORMULÁRIOS DIGITAIS APONTAM AS DIFICULDADES QUE PROFESSORES E ALUNOS ENFRENTAM COM O USO DE RECURSOS IMPOSTOS PARA O ENSINO REMOTO. A FALTA DE RECURSOS É EVIDENCIADA PELOS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM ASSISTIR AS AULAS REMOTAS, E ISTO REFLETE NAS AVALIAÇÕES QUE, ASSIM COMO NO PRESENCIAL, SE APROPRIAM DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NAS AULAS. OS PROFESSORES SENTEM A FALTA DE UM SUBSTITUTO DO QUADRO NAS AULAS SÍNCRONAS, ALÉM DE AVALIAREM COMO INSUFICIENTE A CAPACITAÇÃO OFERECIDA PARA O USO DOS RECURSOS PROPOSTOS NO ENSINO REMOTO. E MESMO DIANTE DE TANTA TECNOLOGIA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PERMANECEU NO CAMPO DO ENSINO PRESENCIAL. MAS, AINDA QUE A TRANSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO TENHA OCORRIDO ABRUPTAMENTE, AOS PROFESSORES SE TORNOU DESEJÁVEL PERMANECER UTILIZANDO OS MESMOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO PRESENCIAL.