COM O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO E O AVANÇO DO CAPITALISMO, CADA VEZ MAIS A SOCIEDADE PRODUZ TONELADAS DE LIXO EM TODO O PLANETA QUE SE TRANSFORMA EM SÉRIOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. NOTA-SE QUE CADA CIDADÃO TEM UM PAPEL RELEVANTE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. PENSANDO ASSIM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALMEJA UMA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL, QUE IMPLICA EM BENEFÍCIOS SOCIAIS E SUSTENTÁVEIS. SE TRANSMITIDA DESDE A INFÂNCIA, POSSIBILITA UMA MAIOR RESPONSABILIDADE SOCIAL COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A COLETA SELETIVA DO LIXO É UM DOS MEIOS QUE AUXILIA A AMENIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS AÇÕES DO HOMEM. DIANTE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL FRENTE A ESTA PROBLEMÁTICA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A RELEVÂNCIA DA INSTALAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES – CE. O PRESENTE ESTUDO DE CAMPO É DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. O MESMO UTILIZOU-SE DA RODA DE CONVERSAS E DO QUESTIONÁRIO PARA INTERAGIR COM OS EDUCANDOS DISCUTINDO ESTE PROBLEMA AMBIENTAL E IDENTIFICANDO A VISÃO DOS MESMOS APÓS ESTES DIÁLOGOS. VERIFICOU-SE QUE GRANDE PARTE DOS EDUCANDOS ENCONTRA ALGUMA DIFICULDADE NO MOMENTO DE SEPARAR O LIXO. ESTES RELATARAM NÃO TER O APOIO DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE NA REALIZAÇÃO DESTAS AÇÕES. AO FINAL DOS DIÁLOGOS PROPORCIONADOS ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA, OS EDUCANDOS DEMONSTRAM EMPODERAMENTO E INTERESSE EM PRODUZIR MENOS LIXO E CUIDAR MAIS DO SEU DESTINO FINAL, AJUDANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.