Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, PORTFÓLIO, AVALIAÇÃO, , Pôster (Resumo Expandido) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72941
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => """
      PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      METODOLOGIAS ATIVAS (MA) SÃO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM, FUNCIONAM COMO UM PROCESSO AMPLO E POSSUEM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A INSERÇÃO DO ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA SUA APRENDIZAGEM, COMPROMETENDO-SE COM SEU APRENDIZADO. UM EXEMPLO DE MA É O PORTFÓLIO, POR DEFINIÇÃO BÁSICA PORTFÓLIO É UM CONJUNTO ORGANIZADO DE TRABALHOS PRODUZIDOS PELO ALUNO AO LONGO DE DETERMINADO PERÍODO, PARA PROMOVER A PARTICIPAÇÃO E A REFLEXÃO DO ALUNO EM TORNO DE TEMÁTICAS IMPORTANTES ABORDADAS EM SALA DE AULA. PERMITE DESENVOLVER NO ALUNO HABILIDADES REFLEXIVAS, MOTIVA A BUSCA DE NOVAS FORMAS DE APREENDER. NESSA PERSPECTIVA ESSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA OBJETIVA APRESENTAR O PORTFÓLIO\r\n
      COMO UM INSTRUMENTO VIÁVEL PARA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA DURANTE O MÊS DE OUTUBRO DE 2020, EM QUE FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR QUE DENTRE AS SITUAÇÕES EM QUE SÃO UTILIZADOS, OS PORTFÓLIOS GANHARAM GRANDE ESPAÇO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SENDO UM MEIO DE METODOLOGIA ATIVA BASTANTE UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM, COM DESTAQUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ONDE OS DOCENTES BUSCAM SEMPRE INOVAR EM SUAS AULAS, TORNANDO O ALUNO AUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, AINDA GIRAM EM TORNO DE UM SISTEMA DE\r\n
      MEDIDAS, METÓDICO. A UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO AINDA É CONSIDERADA UMA NOVIDADE PEDAGÓGICA, MESMO SENDO UMA NOVIDADE NESSE CENÁRIO, PESQUISAS MOSTRAM QUE O PORTFÓLIO É UMA FERRAMENTA AVALIATIVA PROMISSORA, POSSÍVEL E BEM-SUCEDIDA QUANTO À SUA IMPLEMENTAÇÃO, EM ESPECIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PORTFÓLIO, AVALIAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID294_09112020153933.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANNA RAYELLE PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOANNA LIMA"
    "autor_email" => "joannarayelle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72941
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => """
      PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      METODOLOGIAS ATIVAS (MA) SÃO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM, FUNCIONAM COMO UM PROCESSO AMPLO E POSSUEM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A INSERÇÃO DO ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA SUA APRENDIZAGEM, COMPROMETENDO-SE COM SEU APRENDIZADO. UM EXEMPLO DE MA É O PORTFÓLIO, POR DEFINIÇÃO BÁSICA PORTFÓLIO É UM CONJUNTO ORGANIZADO DE TRABALHOS PRODUZIDOS PELO ALUNO AO LONGO DE DETERMINADO PERÍODO, PARA PROMOVER A PARTICIPAÇÃO E A REFLEXÃO DO ALUNO EM TORNO DE TEMÁTICAS IMPORTANTES ABORDADAS EM SALA DE AULA. PERMITE DESENVOLVER NO ALUNO HABILIDADES REFLEXIVAS, MOTIVA A BUSCA DE NOVAS FORMAS DE APREENDER. NESSA PERSPECTIVA ESSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA OBJETIVA APRESENTAR O PORTFÓLIO\r\n
      COMO UM INSTRUMENTO VIÁVEL PARA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA DURANTE O MÊS DE OUTUBRO DE 2020, EM QUE FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR QUE DENTRE AS SITUAÇÕES EM QUE SÃO UTILIZADOS, OS PORTFÓLIOS GANHARAM GRANDE ESPAÇO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SENDO UM MEIO DE METODOLOGIA ATIVA BASTANTE UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM, COM DESTAQUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ONDE OS DOCENTES BUSCAM SEMPRE INOVAR EM SUAS AULAS, TORNANDO O ALUNO AUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, AINDA GIRAM EM TORNO DE UM SISTEMA DE\r\n
      MEDIDAS, METÓDICO. A UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO AINDA É CONSIDERADA UMA NOVIDADE PEDAGÓGICA, MESMO SENDO UMA NOVIDADE NESSE CENÁRIO, PESQUISAS MOSTRAM QUE O PORTFÓLIO É UMA FERRAMENTA AVALIATIVA PROMISSORA, POSSÍVEL E BEM-SUCEDIDA QUANTO À SUA IMPLEMENTAÇÃO, EM ESPECIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PORTFÓLIO, AVALIAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID294_09112020153933.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANNA RAYELLE PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOANNA LIMA"
    "autor_email" => "joannarayelle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

METODOLOGIAS ATIVAS (MA) SÃO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM, FUNCIONAM COMO UM PROCESSO AMPLO E POSSUEM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A INSERÇÃO DO ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA SUA APRENDIZAGEM, COMPROMETENDO-SE COM SEU APRENDIZADO. UM EXEMPLO DE MA É O PORTFÓLIO, POR DEFINIÇÃO BÁSICA PORTFÓLIO É UM CONJUNTO ORGANIZADO DE TRABALHOS PRODUZIDOS PELO ALUNO AO LONGO DE DETERMINADO PERÍODO, PARA PROMOVER A PARTICIPAÇÃO E A REFLEXÃO DO ALUNO EM TORNO DE TEMÁTICAS IMPORTANTES ABORDADAS EM SALA DE AULA. PERMITE DESENVOLVER NO ALUNO HABILIDADES REFLEXIVAS, MOTIVA A BUSCA DE NOVAS FORMAS DE APREENDER. NESSA PERSPECTIVA ESSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA OBJETIVA APRESENTAR O PORTFÓLIO COMO UM INSTRUMENTO VIÁVEL PARA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA DURANTE O MÊS DE OUTUBRO DE 2020, EM QUE FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR QUE DENTRE AS SITUAÇÕES EM QUE SÃO UTILIZADOS, OS PORTFÓLIOS GANHARAM GRANDE ESPAÇO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SENDO UM MEIO DE METODOLOGIA ATIVA BASTANTE UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM, COM DESTAQUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ONDE OS DOCENTES BUSCAM SEMPRE INOVAR EM SUAS AULAS, TORNANDO O ALUNO AUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, AINDA GIRAM EM TORNO DE UM SISTEMA DE MEDIDAS, METÓDICO. A UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO AINDA É CONSIDERADA UMA NOVIDADE PEDAGÓGICA, MESMO SENDO UMA NOVIDADE NESSE CENÁRIO, PESQUISAS MOSTRAM QUE O PORTFÓLIO É UMA FERRAMENTA AVALIATIVA PROMISSORA, POSSÍVEL E BEM-SUCEDIDA QUANTO À SUA IMPLEMENTAÇÃO, EM ESPECIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.