FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7300 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1052 "inscrito_id" => 3633 "titulo" => "FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO" "resumo" => "As representações visuais, sejam elas pinturas ou mapas, são formas que o homem encontra para apresentar, aos seus semelhantes, como ele percebe o meio que o circunda, tal prática data desde os primórdios da humanidade, mas precisamente por volta do ano 500 a.C., segundo pesquisadores ingleses. Desta forma, este trabalho procurou compreender como ocorre a relação do espaço vivido e percepção do mesmo através de uma atividade didática com uma turma de alunos do 1º Ano do Ensino Médio. A referida atividade didática é a do mapa mental, tal figura como uma ferramenta para o ensino do saber geográfico, onde através dele é possível transmitir os conhecimentos básicos da cartografia e explicar o espaço vivido. Para tanto, a pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Médio da cidade de Fortaleza-CE, como abordagem foi utilizada o conteúdo de cartografia elementar que tinham os alunos, um saber prévio que fora complementado por uma explanação dos pesquisadores, também foi apresentada a atividade para os alunos, de como procederia a atividade e sua finalidade, no caso, um mapa. Traz como resultado a representação, por parte dos alunos, algo frequente no nosso cotidiano, que é a violência. A representação escolhida pelos alunos foi surpreendente, mesmo sabendo que Fortaleza é uma metrópole, e como tal sofre com um processo acelerado de expansão territorial, econômica e demográfica e com a ampliação dos seus limites, uma maior circulação de capital e um encontro maior de pessoas, desta maneira, as políticas públicas ineficientes não conseguem atingir de forma satisfatória todos os cidadãos, sendo assim uma problemática que reverbera na capital cearense é a violência, isso pode ser ainda mais preocupante quando se torna a característica mais marcante do espaço para a juventude. A ferramenta nesse trabalho apresenta diferentes possibilidades, pode ser utilizada para ensinar a cartografia, mas também para captar a percepção do espaço vivido pelos os indivíduos participantes. Nesse caminho é possível se estabelecer diagnósticos para o campo de atuação do educador, portanto, o mesmo será capaz de criar meios de resolver problemas futuros, logo acreditamos que essa atividade deva ser desenvolvida com intuito de reconhecimento da turma por parte do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "MAPA MENTAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, PERCEPÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_16_35_47_idinscrito_3633_fdc3bba400e446351f581a47dbd9b04f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSON RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALISSON COSTA" "autor_email" => "rodrigues.a1993@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7300 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1052 "inscrito_id" => 3633 "titulo" => "FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO" "resumo" => "As representações visuais, sejam elas pinturas ou mapas, são formas que o homem encontra para apresentar, aos seus semelhantes, como ele percebe o meio que o circunda, tal prática data desde os primórdios da humanidade, mas precisamente por volta do ano 500 a.C., segundo pesquisadores ingleses. Desta forma, este trabalho procurou compreender como ocorre a relação do espaço vivido e percepção do mesmo através de uma atividade didática com uma turma de alunos do 1º Ano do Ensino Médio. A referida atividade didática é a do mapa mental, tal figura como uma ferramenta para o ensino do saber geográfico, onde através dele é possível transmitir os conhecimentos básicos da cartografia e explicar o espaço vivido. Para tanto, a pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Médio da cidade de Fortaleza-CE, como abordagem foi utilizada o conteúdo de cartografia elementar que tinham os alunos, um saber prévio que fora complementado por uma explanação dos pesquisadores, também foi apresentada a atividade para os alunos, de como procederia a atividade e sua finalidade, no caso, um mapa. Traz como resultado a representação, por parte dos alunos, algo frequente no nosso cotidiano, que é a violência. A representação escolhida pelos alunos foi surpreendente, mesmo sabendo que Fortaleza é uma metrópole, e como tal sofre com um processo acelerado de expansão territorial, econômica e demográfica e com a ampliação dos seus limites, uma maior circulação de capital e um encontro maior de pessoas, desta maneira, as políticas públicas ineficientes não conseguem atingir de forma satisfatória todos os cidadãos, sendo assim uma problemática que reverbera na capital cearense é a violência, isso pode ser ainda mais preocupante quando se torna a característica mais marcante do espaço para a juventude. A ferramenta nesse trabalho apresenta diferentes possibilidades, pode ser utilizada para ensinar a cartografia, mas também para captar a percepção do espaço vivido pelos os indivíduos participantes. Nesse caminho é possível se estabelecer diagnósticos para o campo de atuação do educador, portanto, o mesmo será capaz de criar meios de resolver problemas futuros, logo acreditamos que essa atividade deva ser desenvolvida com intuito de reconhecimento da turma por parte do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "MAPA MENTAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, PERCEPÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_16_35_47_idinscrito_3633_fdc3bba400e446351f581a47dbd9b04f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSON RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALISSON COSTA" "autor_email" => "rodrigues.a1993@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }