Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA POPULAR, ARTE E EDUCAÇÃO NO CURRICULO CONTEXTUALIZADO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CULTURA, ESCOLA Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar, discutir e refletir a construção do conhecimento na cultura popular, e consequentemente sua contextualização com o conhecimento sistematizado, especificamente no contexto educacional quando se trata de inserir no currículo escolar temas de relevância social, politico, econômico e cultural para responder as exigências da contemporaneidade. A principio o interesse pelo estudo da cultura popular faz-se necessário para que possamos compreender a dimensão filosófica, sociológica, histórica, antropológica do homem enquanto ser social e cultural em processo de evolução. No campo educacional, mas especificamente, a escola é o lugar onde se concentra todas as classes sociais, os problemas, os conflitos e as culturas para que possamos a partir daí ter um olhar diferenciados na perspectiva de buscar solução para os problemas evidenciados através de práticas educativas contextualizadas que venham de encontro aos interesses de cada grupo. Nesse sentido, na escola as diferenças apresentam maior sensibilidade, mediante as necessidades impostas pela sociedade, acionam a função da escola como produtora do conhecimento e mediadora dos conflitos no processo de construção da aprendizagem através do currículo contextualizado. Dessa forma, o aprofundamento do estudo da cultura, arte e educação no currículo contextualizado surge para os educadores como necessário a busca incessante da informação no mundo globalizado, para que assim, possamos minimizar os conflitos em sala de aula. A elaboração desta temática teve como base as discussões em sala de aula e as leituras de BRANDÃO e SANTOS para buscar as informações teóricas referentes ao tema em discussão, buscando o aprimoramento individual e social diante das complexidades do mundo contemporâneo. Portanto, o aprofundamento do estudo da cultura, arte e educação no currículo contextualizado surge para os educadores como necessário a busca incessante da informação no mundo globalizado, para que assim, possamos minimizar os conflitos em sala de aula.

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