Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS SOBRE A FAUNA DA CAATINGA, EM CUITÉ - PB

Palavra-chaves: CAATINGA, BIODIVERSIDADE, COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72800
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS SOBRE A FAUNA DA CAATINGA, EM CUITÉ - PB"
    "resumo" => "A CAATINGA É O ÚNICO BIOMA TOTALMENTE BRASILEIRO, SENDO LOCALIZADO NA REGIÃO NORDESTE, SUA ÁREA TOTAL COMPREENDE OS ESTADOS DA PARAÍBA, PERNAMBUCO, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, SERGIPE, BAHIA, PIAUÍ, MARANHÃO, ALAGOAS E O NORTE DE MINAS GERAIS. APRESENTA UMA RICA BIODIVERSIDADE E ALTO GRAU DE ENDEMISMO, PORÉM, ESSA BIODIVERSIDADE, AINDA, É POUCO CONHECIDA E ESTUDADA. NESSE SENTIDO SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998) A ESCOLA TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO DESSE BIOMA. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, BEM COMO, AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, SOBRE A COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA DA CAATINGA. PARA ISSO FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO A PARTIR DE PESQUISAS EM ARTIGOS, REVISTAS E MONOGRAFIAS E COMPOSTO POR QUESTÕES OBJETIVAS, AS QUAIS FORAM DIVIDIDAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: ABORDAGEM DO TEMA NAS AULAS, LOCAL ONDE OS ALUNOS OBTÊM INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O REFERIDO TEMA. DIANTE DISTO PERCEBEU-SE QUE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, PORÉM DE FORMA SUPERFICIAL, PROVAVELMENTE, APENAS PARA SEGUIR COM A SEQUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO, POR ISSO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS MOSTROU-SE LIMITADO, FAZENDO-SE NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM MAIS APROFUNDADA SOBRE O TEMA E UTILIZANDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DESSE BIOMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CAATINGA, BIODIVERSIDADE, COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID565_04072020153226.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBENILDA MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBENILDA M. DA SILVA"
    "autor_email" => "rbnilda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72800
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS SOBRE A FAUNA DA CAATINGA, EM CUITÉ - PB"
    "resumo" => "A CAATINGA É O ÚNICO BIOMA TOTALMENTE BRASILEIRO, SENDO LOCALIZADO NA REGIÃO NORDESTE, SUA ÁREA TOTAL COMPREENDE OS ESTADOS DA PARAÍBA, PERNAMBUCO, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, SERGIPE, BAHIA, PIAUÍ, MARANHÃO, ALAGOAS E O NORTE DE MINAS GERAIS. APRESENTA UMA RICA BIODIVERSIDADE E ALTO GRAU DE ENDEMISMO, PORÉM, ESSA BIODIVERSIDADE, AINDA, É POUCO CONHECIDA E ESTUDADA. NESSE SENTIDO SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998) A ESCOLA TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO DESSE BIOMA. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, BEM COMO, AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, SOBRE A COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA DA CAATINGA. PARA ISSO FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO A PARTIR DE PESQUISAS EM ARTIGOS, REVISTAS E MONOGRAFIAS E COMPOSTO POR QUESTÕES OBJETIVAS, AS QUAIS FORAM DIVIDIDAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: ABORDAGEM DO TEMA NAS AULAS, LOCAL ONDE OS ALUNOS OBTÊM INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O REFERIDO TEMA. DIANTE DISTO PERCEBEU-SE QUE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, PORÉM DE FORMA SUPERFICIAL, PROVAVELMENTE, APENAS PARA SEGUIR COM A SEQUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO, POR ISSO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS MOSTROU-SE LIMITADO, FAZENDO-SE NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM MAIS APROFUNDADA SOBRE O TEMA E UTILIZANDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DESSE BIOMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CAATINGA, BIODIVERSIDADE, COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID565_04072020153226.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBENILDA MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBENILDA M. DA SILVA"
    "autor_email" => "rbnilda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A CAATINGA É O ÚNICO BIOMA TOTALMENTE BRASILEIRO, SENDO LOCALIZADO NA REGIÃO NORDESTE, SUA ÁREA TOTAL COMPREENDE OS ESTADOS DA PARAÍBA, PERNAMBUCO, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, SERGIPE, BAHIA, PIAUÍ, MARANHÃO, ALAGOAS E O NORTE DE MINAS GERAIS. APRESENTA UMA RICA BIODIVERSIDADE E ALTO GRAU DE ENDEMISMO, PORÉM, ESSA BIODIVERSIDADE, AINDA, É POUCO CONHECIDA E ESTUDADA. NESSE SENTIDO SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998) A ESCOLA TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO DESSE BIOMA. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, BEM COMO, AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, SOBRE A COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA DA CAATINGA. PARA ISSO FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO A PARTIR DE PESQUISAS EM ARTIGOS, REVISTAS E MONOGRAFIAS E COMPOSTO POR QUESTÕES OBJETIVAS, AS QUAIS FORAM DIVIDIDAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: ABORDAGEM DO TEMA NAS AULAS, LOCAL ONDE OS ALUNOS OBTÊM INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O REFERIDO TEMA. DIANTE DISTO PERCEBEU-SE QUE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, PORÉM DE FORMA SUPERFICIAL, PROVAVELMENTE, APENAS PARA SEGUIR COM A SEQUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO, POR ISSO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS MOSTROU-SE LIMITADO, FAZENDO-SE NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM MAIS APROFUNDADA SOBRE O TEMA E UTILIZANDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DESSE BIOMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.