O ENSINO DE QUÍMICA É UM DOS GRANDES DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ISSO DEVE-SE PRINCIPALMENTE PELA GRANDE REJEIÇÃO DOS ESTUDANTES, ESTA, ORIUNDA DE DIFERENTES FATORES, TAIS COMO, COMPLEXIBILIDADE DO CONTEÚDO, A FALTA DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE OUTRAS DISCIPLINAS COMO A MATEMÁTICA, ESTA MUITO EXIGIDA PARA A EXECUÇÃO DA MATÉRIA, NO ENTANTO UM DOS FATORES MAIS RECORRENTES É O TRADICIONALISMO DA AULA, QUE DIFICULTA A VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO NO COTIDIANO. DADO A PROBLEMÁTICA OS CURSOS DE LICENCIATURAS MOBILIZAM-SE PARA QUEBRAR CERTOS PARADIGMAS, POR ISSO DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE DISCIPLINAS DE CUNHOS PEDAGÓGICOS SÃO FEITAS BUSCANDO-SE EXIGIR QUE O LICENCIANDO TENHA UMA VISÃO MAIS CRIATIVA PARA SE TER EM SALA DE AULA, NESTE CONTEXTO A EXPERIMENTAÇÃO COM RECURSOS ALTERNATIVOS APRESENTA-SE COMO UM CAMINHO EXTREMAMENTE ATRATIVO PARA SE ADOTAR, POIS OS DISCENTES DO ENSINO BÁSICO SÃO CARENTES DE TAIS MÉTODOS, DEVIDO SOBRETUDO A PRECARIEDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, RESULTANDO NA FALTA DE LABORATÓRIOS, REAGENTES, EPI`S, ETC. EM TORNO DE TUDO ISSO SURGE O PRESENTE ESTUDO, QUE CONFIGURA-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA SIMULADA NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DO ENSINO EM QUÍMICA, AONDE REALIZOU-SE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS BÁSICOS DO DIA-A-DIA PARA ILUSTRAR O CONTEÚDO DE CINÉTICA QUÍMICA. AO FINAL DA PESQUISA OBSERVOU-SE QUE A PROPOSTA DE AULA, PROJETADA E EXECUTADA FOI DE EXTREMO ÊXITO, PODENDO SER REPLICADA FUTURAMENTE EM AULAS REAIS NO ENSINO MÉDIO.