Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SISTEMA RESPIRATÓRIO: AVALIAÇÃO DE ENSINOAPRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOO'T!

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, KAHOOT, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
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      ASSIMILAR E SE DISTANCIEM DO ASSUNTO. O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS É ESSENCIAL NO MEIO SOCIAL E\r\n
      NO RAMO ESCOLAR, NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É AVALIAR O ENSINO APRENDIZAGEM, UTILIZANDO\r\n
      COMO METODOLOGIA DE ENSINO O QUIS DIGITAL DA PLATAFORMA KAHOOT E O QUIZ DA FORMA IMPRESSO, FAZENDO\r\n
      UM COMPARATIVO ENTRE AMBOS, COM A FINALIDADE DE AVALIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONTEÚDO\r\n
      DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO\r\n
      TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA, DO TURNO MATUTINO E DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA, DO\r\n
      TURNO VESPERTINO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE\r\n
      (IFRN), CAMPUS MACAU. A PESQUISA MOSTROU QUE OS APLICATIVOS DIGITAIS PROPORCIONAM MAIS INTERAÇÕES\r\n
      ENTRE ALUNOS E DOCENTES. FOI OBSERVADO QUE O DESEMPENHO DA TURMA DE QUÍMICA, A QUAL FEZ USO DO QUIZ\r\n
      DIGITAL, FOI MAIS SATISFATÓRIO, QUANDO COMPARADO COM OS ALUNOS DA TURMA DE INFORMÁTICA NA QUAL FOI\r\n
      APLICADO O QUIZ IMPRESSO. CONCLUÍMOS QUE O QUIZ DO APLICATIVO KAHOOT!, FOI MAIS DINÂMICO E MOTIVADOR,\r\n
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

OS JOGOS DIDÁTICOS VEM SENDO UMA DAS FORMAS MAIS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM CONSIDERAÇÃO A CRESCENTE NECESSIDADE EM TRANSMITIR CONTEÚDOS DE FORMA DINÂMICA. MUITAS VEZES, OS CONTEÚDOS SÃO MINISTRADOS AOS ALUNOS APENAS DE MANEIRA TEÓRICA, FAZENDO COM QUE NÃO CONSIGAM ASSIMILAR E SE DISTANCIEM DO ASSUNTO. O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS É ESSENCIAL NO MEIO SOCIAL E NO RAMO ESCOLAR, NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É AVALIAR O ENSINO APRENDIZAGEM, UTILIZANDO COMO METODOLOGIA DE ENSINO O QUIS DIGITAL DA PLATAFORMA KAHOOT E O QUIZ DA FORMA IMPRESSO, FAZENDO UM COMPARATIVO ENTRE AMBOS, COM A FINALIDADE DE AVALIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONTEÚDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA, DO TURNO MATUTINO E DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA, DO TURNO VESPERTINO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS MACAU. A PESQUISA MOSTROU QUE OS APLICATIVOS DIGITAIS PROPORCIONAM MAIS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS E DOCENTES. FOI OBSERVADO QUE O DESEMPENHO DA TURMA DE QUÍMICA, A QUAL FEZ USO DO QUIZ DIGITAL, FOI MAIS SATISFATÓRIO, QUANDO COMPARADO COM OS ALUNOS DA TURMA DE INFORMÁTICA NA QUAL FOI APLICADO O QUIZ IMPRESSO. CONCLUÍMOS QUE O QUIZ DO APLICATIVO KAHOOT!, FOI MAIS DINÂMICO E MOTIVADOR, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSASSEM PELO CONTEÚDO, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM.

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