Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SISTEMA RESPIRATÓRIO: AVALIAÇÃO DE ENSINOAPRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOO'T!

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, KAHOOT, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72959
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 1115
    "titulo" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO: AVALIAÇÃO DE ENSINOAPRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOO'T!"
    "resumo" => """
      OS JOGOS DIDÁTICOS VEM SENDO UMA DAS FORMAS MAIS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM\r\n
      CONSIDERAÇÃO A CRESCENTE NECESSIDADE EM TRANSMITIR CONTEÚDOS DE FORMA DINÂMICA. MUITAS VEZES, OS\r\n
      CONTEÚDOS SÃO MINISTRADOS AOS ALUNOS APENAS DE MANEIRA TEÓRICA, FAZENDO COM QUE NÃO CONSIGAM\r\n
      ASSIMILAR E SE DISTANCIEM DO ASSUNTO. O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS É ESSENCIAL NO MEIO SOCIAL E\r\n
      NO RAMO ESCOLAR, NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É AVALIAR O ENSINO APRENDIZAGEM, UTILIZANDO\r\n
      COMO METODOLOGIA DE ENSINO O QUIS DIGITAL DA PLATAFORMA KAHOOT E O QUIZ DA FORMA IMPRESSO, FAZENDO\r\n
      UM COMPARATIVO ENTRE AMBOS, COM A FINALIDADE DE AVALIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONTEÚDO\r\n
      DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO\r\n
      TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA, DO TURNO MATUTINO E DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA, DO\r\n
      TURNO VESPERTINO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE\r\n
      (IFRN), CAMPUS MACAU. A PESQUISA MOSTROU QUE OS APLICATIVOS DIGITAIS PROPORCIONAM MAIS INTERAÇÕES\r\n
      ENTRE ALUNOS E DOCENTES. FOI OBSERVADO QUE O DESEMPENHO DA TURMA DE QUÍMICA, A QUAL FEZ USO DO QUIZ\r\n
      DIGITAL, FOI MAIS SATISFATÓRIO, QUANDO COMPARADO COM OS ALUNOS DA TURMA DE INFORMÁTICA NA QUAL FOI\r\n
      APLICADO O QUIZ IMPRESSO. CONCLUÍMOS QUE O QUIZ DO APLICATIVO KAHOOT!, FOI MAIS DINÂMICO E MOTIVADOR,\r\n
      FAZENDO COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSASSEM PELO CONTEÚDO, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, KAHOOT, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1115_10112020090423.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALO RODRIGO ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ITALO SILVA"
    "autor_email" => "italorodrigo.a.s@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72959
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 1115
    "titulo" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO: AVALIAÇÃO DE ENSINOAPRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL KAHOO'T!"
    "resumo" => """
      OS JOGOS DIDÁTICOS VEM SENDO UMA DAS FORMAS MAIS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM\r\n
      CONSIDERAÇÃO A CRESCENTE NECESSIDADE EM TRANSMITIR CONTEÚDOS DE FORMA DINÂMICA. MUITAS VEZES, OS\r\n
      CONTEÚDOS SÃO MINISTRADOS AOS ALUNOS APENAS DE MANEIRA TEÓRICA, FAZENDO COM QUE NÃO CONSIGAM\r\n
      ASSIMILAR E SE DISTANCIEM DO ASSUNTO. O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS É ESSENCIAL NO MEIO SOCIAL E\r\n
      NO RAMO ESCOLAR, NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É AVALIAR O ENSINO APRENDIZAGEM, UTILIZANDO\r\n
      COMO METODOLOGIA DE ENSINO O QUIS DIGITAL DA PLATAFORMA KAHOOT E O QUIZ DA FORMA IMPRESSO, FAZENDO\r\n
      UM COMPARATIVO ENTRE AMBOS, COM A FINALIDADE DE AVALIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONTEÚDO\r\n
      DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO\r\n
      TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA, DO TURNO MATUTINO E DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA, DO\r\n
      TURNO VESPERTINO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE\r\n
      (IFRN), CAMPUS MACAU. A PESQUISA MOSTROU QUE OS APLICATIVOS DIGITAIS PROPORCIONAM MAIS INTERAÇÕES\r\n
      ENTRE ALUNOS E DOCENTES. FOI OBSERVADO QUE O DESEMPENHO DA TURMA DE QUÍMICA, A QUAL FEZ USO DO QUIZ\r\n
      DIGITAL, FOI MAIS SATISFATÓRIO, QUANDO COMPARADO COM OS ALUNOS DA TURMA DE INFORMÁTICA NA QUAL FOI\r\n
      APLICADO O QUIZ IMPRESSO. CONCLUÍMOS QUE O QUIZ DO APLICATIVO KAHOOT!, FOI MAIS DINÂMICO E MOTIVADOR,\r\n
      FAZENDO COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSASSEM PELO CONTEÚDO, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, KAHOOT, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1115_10112020090423.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITALO RODRIGO ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ITALO SILVA"
    "autor_email" => "italorodrigo.a.s@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

OS JOGOS DIDÁTICOS VEM SENDO UMA DAS FORMAS MAIS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM CONSIDERAÇÃO A CRESCENTE NECESSIDADE EM TRANSMITIR CONTEÚDOS DE FORMA DINÂMICA. MUITAS VEZES, OS CONTEÚDOS SÃO MINISTRADOS AOS ALUNOS APENAS DE MANEIRA TEÓRICA, FAZENDO COM QUE NÃO CONSIGAM ASSIMILAR E SE DISTANCIEM DO ASSUNTO. O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS É ESSENCIAL NO MEIO SOCIAL E NO RAMO ESCOLAR, NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É AVALIAR O ENSINO APRENDIZAGEM, UTILIZANDO COMO METODOLOGIA DE ENSINO O QUIS DIGITAL DA PLATAFORMA KAHOOT E O QUIZ DA FORMA IMPRESSO, FAZENDO UM COMPARATIVO ENTRE AMBOS, COM A FINALIDADE DE AVALIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONTEÚDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA, DO TURNO MATUTINO E DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA, DO TURNO VESPERTINO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS MACAU. A PESQUISA MOSTROU QUE OS APLICATIVOS DIGITAIS PROPORCIONAM MAIS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS E DOCENTES. FOI OBSERVADO QUE O DESEMPENHO DA TURMA DE QUÍMICA, A QUAL FEZ USO DO QUIZ DIGITAL, FOI MAIS SATISFATÓRIO, QUANDO COMPARADO COM OS ALUNOS DA TURMA DE INFORMÁTICA NA QUAL FOI APLICADO O QUIZ IMPRESSO. CONCLUÍMOS QUE O QUIZ DO APLICATIVO KAHOOT!, FOI MAIS DINÂMICO E MOTIVADOR, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS SE INTERESSASSEM PELO CONTEÚDO, FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.