NESSE TRABALHO PROPOMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TRATA DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO, ELABORADA PARA O OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COM ENFOQUE CTS E COM O OBJETIVO DE ANALISÁ-LA COM BASE NAS CATEGORIAS DE AIKENHEAD (1994). PARA ISSO, SUGERIMOS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARTINDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES REAIS PARA TRABALHAR DE FORMA CRÍTICA OS CONTEÚDOS DE CINEMÁTICA. TOMANDO COMO FUNDAMENTO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-SOCIAL DO ESTUDANTE, OU SEJA, DE COMO O ALUNO E SEU AMBIENTE SOFREM INTERFERÊNCIAS MÚTUAS E TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO CULTURAL DO ESTUDANTE. DESSA FORMA, FOMOS BUSCAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS NA ÁREA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOCONSTRUTIVISTA ABORDADO POR REGO (1995) E NO ÂMBITO DO ENSINO CTS, TOMAMOS COMO BASE AUTORES COMO SANTOS E MORTIMER (2002), AULER (2007) E OUTROS. ALÉM DISSO, TIVEMOS QUE CONSULTAR DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DO CURRÍCULO, COMO A BNCC (2017) E TAMBÉM A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NO BRASIL. ACREDITAMOS QUE POR MEIO DE AMBIENTE ESTIMULANTE E ENVOLVENTE DE APRENDIZAGEM, PODEMOS PROVOCAR REFLEXÕES IMPORTANTES A CERCA DE CONHECIMENTOS SOCIOCIENTÍFICOS DE RELEVÂNCIA SOCIAL E DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CIDADÃ E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EM NOSSOS ESTUDANTES. DESSE MODO, ESPERAMOS QUE NOSSA PROPOSTA POSSA COLABORAR COM A FORMAÇÃO DE PEDESTRES E FUTUROS CONDUTORES, CONSCIENTES DE SEU PAPEL PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO.