Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 150
A ANÁLISE DOS DISCENTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSODE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU EMRELAÇÃO AO JOGO “QUIMI-QUEM”

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS PEDAGÓGICOS, QUÍMICA ORGÂNICA, NOMENCLATURA, “QUIMI-QUEM?” Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

SABE-SE QUE A QUÍMICA ESTÁ LIGADA A REALIDADE DOS DISCENTES, ENTRETANTO, É COMUM SER TRABALHADA DE MANEIRA TRADICIONAL E DESCONTEXTUALIZADA. DESTE MODO, SURGE NOVOS MEIOS DE TRANSMITIR CONHECIMENTO FOCANDO PRINCIPALMENTE NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PARA ESSAS METODOLOGIAS O DISCENTE DEIXA DE SER MERO OUVINTE E PASSA A SER O PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. UMA DAS METODOLOGIAS AMPLAMENTE EMPREGADAS É O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS. COM ISSO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA ANALISAR A VISÃO DOS ESTUDANTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS IGUATU EM RELAÇÃO AO JOGO LÚDICO “QUIMI-QUEM?”. O ESTUDO EM QUESTÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, UMA VEZ QUE BUSCA COMPREENDER A VISÃO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO AO JOGO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO BASEADO NA ESCALA LIKERT. O JOGO FOI BEM AVALIADO EM RELAÇÃO A ASPECTOS COMO: INTERFACE, JOGABILIDADE E DESENVOLVIMENTO. DE MODO GERAL OS LICENCIANDOS MOSTRARAM-SE FAVORÁVEIS AO USO DA PROPOSTA EM SALA DE AULA. VALE RESSALTAR QUE O JOGO AINDA SE ENCONTRA EM FASE DE TESTE, DESTE MODO, DEVE-SE HAVER APLICAÇÕES DA PROPOSTA EM SALAS DE AULA DISTINTAS DE MANEIRA QUE ESSA EXPOSIÇÃO AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO E NA MELHORA DAS REGRAS PROPOSTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.