Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 5º ANO AO REALIZAR ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO

Palavra-chaves: CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS, ALUNOS, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6888
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 582
    "inscrito_id" => 5130
    "titulo" => "ANALISANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 5º ANO AO REALIZAR ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desempenho de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, ao realizarem atividades que requerem a habilidade de construir gráficos. Para tal, aplicamos um teste com 46 alunos de 2 escolas da rede Municipal de Olinda – PE. Os participantes realizaram a construção de dois gráficos, a partir de duas situações distintas. Para efeito de correção consideramos a inclusão dos elementos que compõem esse tipo de representação: título, nomeação dos eixos, descrição das variáveis do eixo X e a escala. Ao analisamos os resultados dos alunos constatamos que a maioria (88%) realizou as duas atividades solicitadas. No entanto, foi observado um número baixo de estudantes que realizaram corretamente essa atividade, considerando a inclusão adequada de todos os elementos do gráfico. No que se refere ao título verificamos que nenhuma representação construída apresentava um título. Quanto à nomeação dos eixos, poucos alunos conseguiram nomear os eixos dos gráficos (3,3%). Já a descrição das variáveis do eixo X, notamos que a maioria dos alunos representou esse elemento (77,2%), e quando a proporcionalidade da escala constatou-se que muitos alunos não tiveram sucesso ao estabelecer e representar os valores na reta, apenas 19,6% dos gráficos apresentavam escalas adequadas. Percebemos que os erros de construção desse elemento podem estar associados à graduação dos valores a serem representados, que pode indicar uma dificuldade para compreender a continuidade da reta numérica, e a calibração da escala. Diante disso, é de grande importância que se realizarem intervenções para levar os alunos a refletir sobre a funcionalidade e importância desses elementos na construção de gráfico, para que consigam construir corretamente esse tipo de representação, e como isso, garantir que todos entendam o que esta sendo apresentado nesse gráfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS, ALUNOS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_18_11_50_idinscrito_5130_d9e91d7498e158ca32f03a9d383e4cec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BETANIA EVANGELISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BETANIA"
    "autor_email" => "mbevangelista@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6888
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 582
    "inscrito_id" => 5130
    "titulo" => "ANALISANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 5º ANO AO REALIZAR ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desempenho de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, ao realizarem atividades que requerem a habilidade de construir gráficos. Para tal, aplicamos um teste com 46 alunos de 2 escolas da rede Municipal de Olinda – PE. Os participantes realizaram a construção de dois gráficos, a partir de duas situações distintas. Para efeito de correção consideramos a inclusão dos elementos que compõem esse tipo de representação: título, nomeação dos eixos, descrição das variáveis do eixo X e a escala. Ao analisamos os resultados dos alunos constatamos que a maioria (88%) realizou as duas atividades solicitadas. No entanto, foi observado um número baixo de estudantes que realizaram corretamente essa atividade, considerando a inclusão adequada de todos os elementos do gráfico. No que se refere ao título verificamos que nenhuma representação construída apresentava um título. Quanto à nomeação dos eixos, poucos alunos conseguiram nomear os eixos dos gráficos (3,3%). Já a descrição das variáveis do eixo X, notamos que a maioria dos alunos representou esse elemento (77,2%), e quando a proporcionalidade da escala constatou-se que muitos alunos não tiveram sucesso ao estabelecer e representar os valores na reta, apenas 19,6% dos gráficos apresentavam escalas adequadas. Percebemos que os erros de construção desse elemento podem estar associados à graduação dos valores a serem representados, que pode indicar uma dificuldade para compreender a continuidade da reta numérica, e a calibração da escala. Diante disso, é de grande importância que se realizarem intervenções para levar os alunos a refletir sobre a funcionalidade e importância desses elementos na construção de gráfico, para que consigam construir corretamente esse tipo de representação, e como isso, garantir que todos entendam o que esta sendo apresentado nesse gráfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS, ALUNOS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_18_11_50_idinscrito_5130_d9e91d7498e158ca32f03a9d383e4cec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BETANIA EVANGELISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BETANIA"
    "autor_email" => "mbevangelista@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desempenho de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, ao realizarem atividades que requerem a habilidade de construir gráficos. Para tal, aplicamos um teste com 46 alunos de 2 escolas da rede Municipal de Olinda – PE. Os participantes realizaram a construção de dois gráficos, a partir de duas situações distintas. Para efeito de correção consideramos a inclusão dos elementos que compõem esse tipo de representação: título, nomeação dos eixos, descrição das variáveis do eixo X e a escala. Ao analisamos os resultados dos alunos constatamos que a maioria (88%) realizou as duas atividades solicitadas. No entanto, foi observado um número baixo de estudantes que realizaram corretamente essa atividade, considerando a inclusão adequada de todos os elementos do gráfico. No que se refere ao título verificamos que nenhuma representação construída apresentava um título. Quanto à nomeação dos eixos, poucos alunos conseguiram nomear os eixos dos gráficos (3,3%). Já a descrição das variáveis do eixo X, notamos que a maioria dos alunos representou esse elemento (77,2%), e quando a proporcionalidade da escala constatou-se que muitos alunos não tiveram sucesso ao estabelecer e representar os valores na reta, apenas 19,6% dos gráficos apresentavam escalas adequadas. Percebemos que os erros de construção desse elemento podem estar associados à graduação dos valores a serem representados, que pode indicar uma dificuldade para compreender a continuidade da reta numérica, e a calibração da escala. Diante disso, é de grande importância que se realizarem intervenções para levar os alunos a refletir sobre a funcionalidade e importância desses elementos na construção de gráfico, para que consigam construir corretamente esse tipo de representação, e como isso, garantir que todos entendam o que esta sendo apresentado nesse gráfico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.