O ENSINO EM QUÍMICA É UM DOS DESAFIOS MAIS COMPLEXOS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, A VISUALIZAÇÃO DA MATÉRIA NO COTIDIANO É MAIS QUE NECESSÁRIO, UMA VEZ QUE A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS DA NATUREZA E A INTERAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO AMBIENTE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA. EM VISTA DISTO, PROPOSTAS DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS SÃO DESENVOLVIDAS PARA INTERMEDIAR ESSE ENSINO-APRENDIZAGEM, NESTA PERSPECTIVA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS COMO CURTAS-METRAGENS SERIA UMA BOA FORMA PARA ALCANÇAR O TÃO ALMEJADO INTERESSE DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. POR CONTA DISSO, O PRESENTE ARTIGO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE DIVULGAR TÉCNICAS QUE POSSAM SER VIÁVEIS PARA SE ADOTAR EM SALA DE AULA, MOSTRANDO OS PROS E CONTRAS PARA A ADESÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NOS DIAS DE HOJE. AO FINAL DO ESTUDO NOTOU-SE UMA POTENCIALIDADE NA PROPOSTA, ALÉM TAMBÉM DE PONTOS EXTREMAMENTE POSITIVOS COMO, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO EM QUÍMICA, ALÉM DISSO, CURTAS-METRAGENS TEM UMA LINGUAGEM EXTREMAMENTE JOVEM E QUE SERVIR PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO.