O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL SOBRE A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) COMO RECURSO DIDÁTICO. TEVE-SE POR OBJETIVO ANALISAR 10 TRABALHOS QUE APRESENTASSEM A APLICAÇÃO DESTE RECURSO EM DISTINTAS ÁREAS E, EM SUA MAIORIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SENDO QUE OS MESMOS SÃO APRESENTADOS E ANALISADOS EM ORDEM ALFABÉTICA, FACILITANDO ASSIM, O COMPARATIVO DO TEXTO E A BUSCA PELA SUA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. A METODOLOGIA INICIOU-SE COM A BUSCA DE DISSERTAÇÕES NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES ATRAVÉS DE PALAVRAS-CHAVE. OS TRABALHOS SÃO AQUI APRESENTADOS ATRAVÉS DE SEUS OBJETIVOS, METODOLOGIAS E CONTEÚDOS APLICADOS. ENCONTROU-SE GRANDE VARIAÇÃO DE ASSUNTOS ABORDADOS, BEM COMO, NA FINALIDADE DE SUA UTILIZAÇÃO.