Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MENDELEIEV: UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA TABELA PERÍODICA

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO SE PROPÕE A DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL SER UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. O JOGO MENDELEIEV, FEITO EM COMEMORAÇÃO ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA, TRATA-SE DE UM JOGO DE TABULEIRO JOGADO DE 2 (DOIS) À 6 (SEIS) E BASEADO NA ADIVINHAÇÃO DE CARTAS. AS CARTAS SÃO DIVIDIDAS NAS CATEGORIAS DE ANO (ANOS IMPORTANTES PARA A TABELA PERIÓDICA E/OU CIÊNCIA), CIENTISTAS (CIENTISTAS QUE DERAM CONTRIBUIÇÕES PARA A DESCOBERTA DE ELEMENTOS QUÍMICOS E/OU CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA) E ELEMENTO (ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA PERIÓDICA). OS AUTORES APRESENTAM A DINÂMICA DO JOGO, JUNTO DE TODOS OS COMPONENTES PARA SUA REPLICAÇÃO E APLICAÇÃO A FIM DE QUE O JOGO MENDELEIEV POSSA SER UTILIZADO PELOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O POTENCIAL DO JOGO FOI DEMONSTRADO POR UMA APLICAÇÃO INICIAL PARA CERCA DE 300 ALUNOS, PORÉM AINDA É NECESSÁRIO UMA APLICAÇÃO MAIS SISTEMÁTICA PARA A SUA AVALIAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.