O ESTÁGIO É UMA ATIVIDADE EXIGIDA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSUINDO GRANDE
RELEVÂNCIA PARA O DOCENTE SE FAMILIARIZAR COM O SEU FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ASSIMILAR
PROGRESSIVAMENTE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS CONSTRUÍDOS AO LONGO DA VIDA ACADÊMICA COM A PRÁTICA NO
COTIDIANO DO CONTEXTO ESCOLAR. ALÉM DA OPORTUNIDADE DE UNIR TEORIA E PRÁTICA E DA CONVIVÊNCIA COM
PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES E A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. NESSA PERSPECTIVA, O
PRESENTE TRABALHO BUSCOU AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS E PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
UTILIZADAS POR LICENCIADOS EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O PERÍODO
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. AO TOTAL, 24 DOCENTES PARTICIPARAM DO LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE
UM QUESTIONÁRIO ABERTO. MEDIANTE OS QUESTIONAMENTOS IDENTIFICAMOS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES
PROPORCIONADA PELOS ESTÁGIOS, TAIS COMO: A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS EM SALA
DE AULA DURANTE O ESTÁGIO, E ASSIM TER UMA MAIOR SEGURANÇA E AUTONOMIA NA HORA DE LECIONAR. ALÉM DE
PROPORCIONAR AOS DOCENTES A BUSCA POR ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA
SUPERAR ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTES NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. DENTRE ELAS A FALTA DE DISCIPLINA E
DE INTERESSE DOS ALUNOS. NA BUSCA POR SUPERAR TAIS PROBLEMAS EM SALA DE AULA OS DOCENTES OPTARAM POR
METODOLOGIAS ATIVAS, COLOCANDO O ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL PELA SUA APRENDIZAGEM. SEJA ATRAVÉS DA
INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, JOGOS DIDÁTICOS, DINÂMICAS, DESENHOS, AULAS PRÁTICAS,
CONSTRUÇÕES DE MAPAS CONCEITUAIS DENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES.