Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O POTENCIAL DE DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: DOCUMENTÁRIOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, REIVSÃO SISTEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72915
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => """
      O POTENCIAL DE DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI-SE COMO PRÁTICA RECORRENTE ENTRE OS PROFESSORES\r\n
      DE CIÊNCIAS. ENTRETANTO, ESTES RECURSOS PRECISAM SER ANALISADOS CUIDADOSAMENTE ANTES DE CHEGAR À SALA\r\n
      DE AULA. DENTRO DESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO\r\n
      SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2020. A\r\n
      PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIELO, UTILIZANDO-SE NA BUSCA AS PALAVRAS\r\n
      “DOCUMENTÁRIOS” E “ENSINO” COMO PRINCIPAIS TERMOS DESCRITIVOS. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTROU\r\n
      MAIOR PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020. ENTRETANTO, PERCEBEU-SE QUE AINDA HÁ\r\n
      POUCAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O TEMA. TAMBÉM PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS TRABALHOS UTILIZARAM\r\n
      DIFERENTES METODOLOGIAS, QUE CONTRIBUÍAM PARA OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS NO ÂMBITO ESCOLAR, QUE DE\r\n
      FORMA GERAL TINHAM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE\r\n
      AULA, PORÉM PROBLEMATIZANDO E ESTIMULANDO A LEITURA CRÍTICA DESTES RECURSOS. COM BASE NISSO, ENTENDESE QUE ESSAS PRODUÇÕES POSSUEM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PORTANTO O ESTUDO EM QUESTÃO TAMBÉM\r\n
      PRETENDE INCENTIVAR UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DO TEMA POR PARTE DOS PESQUISADORES E EDUCADORES\r\n
      BRASILEIROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, REIVSÃO SISTEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID851_04112020151802.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNÁ DE SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PEREIRA"
    "autor_email" => "taynaszpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA (UCL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72915
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => """
      O POTENCIAL DE DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI-SE COMO PRÁTICA RECORRENTE ENTRE OS PROFESSORES\r\n
      DE CIÊNCIAS. ENTRETANTO, ESTES RECURSOS PRECISAM SER ANALISADOS CUIDADOSAMENTE ANTES DE CHEGAR À SALA\r\n
      DE AULA. DENTRO DESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO\r\n
      SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2020. A\r\n
      PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIELO, UTILIZANDO-SE NA BUSCA AS PALAVRAS\r\n
      “DOCUMENTÁRIOS” E “ENSINO” COMO PRINCIPAIS TERMOS DESCRITIVOS. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTROU\r\n
      MAIOR PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020. ENTRETANTO, PERCEBEU-SE QUE AINDA HÁ\r\n
      POUCAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O TEMA. TAMBÉM PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS TRABALHOS UTILIZARAM\r\n
      DIFERENTES METODOLOGIAS, QUE CONTRIBUÍAM PARA OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS NO ÂMBITO ESCOLAR, QUE DE\r\n
      FORMA GERAL TINHAM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE\r\n
      AULA, PORÉM PROBLEMATIZANDO E ESTIMULANDO A LEITURA CRÍTICA DESTES RECURSOS. COM BASE NISSO, ENTENDESE QUE ESSAS PRODUÇÕES POSSUEM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PORTANTO O ESTUDO EM QUESTÃO TAMBÉM\r\n
      PRETENDE INCENTIVAR UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DO TEMA POR PARTE DOS PESQUISADORES E EDUCADORES\r\n
      BRASILEIROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, REIVSÃO SISTEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID851_04112020151802.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYNÁ DE SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PEREIRA"
    "autor_email" => "taynaszpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA (UCL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI-SE COMO PRÁTICA RECORRENTE ENTRE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. ENTRETANTO, ESTES RECURSOS PRECISAM SER ANALISADOS CUIDADOSAMENTE ANTES DE CHEGAR À SALA DE AULA. DENTRO DESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2020. A PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIELO, UTILIZANDO-SE NA BUSCA AS PALAVRAS “DOCUMENTÁRIOS” E “ENSINO” COMO PRINCIPAIS TERMOS DESCRITIVOS. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTROU MAIOR PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020. ENTRETANTO, PERCEBEU-SE QUE AINDA HÁ POUCAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O TEMA. TAMBÉM PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS TRABALHOS UTILIZARAM DIFERENTES METODOLOGIAS, QUE CONTRIBUÍAM PARA OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS NO ÂMBITO ESCOLAR, QUE DE FORMA GERAL TINHAM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE AULA, PORÉM PROBLEMATIZANDO E ESTIMULANDO A LEITURA CRÍTICA DESTES RECURSOS. COM BASE NISSO, ENTENDESE QUE ESSAS PRODUÇÕES POSSUEM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PORTANTO O ESTUDO EM QUESTÃO TAMBÉM PRETENDE INCENTIVAR UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DO TEMA POR PARTE DOS PESQUISADORES E EDUCADORES BRASILEIROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.