O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI-SE COMO PRÁTICA RECORRENTE ENTRE OS PROFESSORES
DE CIÊNCIAS. ENTRETANTO, ESTES RECURSOS PRECISAM SER ANALISADOS CUIDADOSAMENTE ANTES DE CHEGAR À SALA
DE AULA. DENTRO DESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO
SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2020. A
PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIELO, UTILIZANDO-SE NA BUSCA AS PALAVRAS
“DOCUMENTÁRIOS” E “ENSINO” COMO PRINCIPAIS TERMOS DESCRITIVOS. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTROU
MAIOR PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020. ENTRETANTO, PERCEBEU-SE QUE AINDA HÁ
POUCAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O TEMA. TAMBÉM PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS TRABALHOS UTILIZARAM
DIFERENTES METODOLOGIAS, QUE CONTRIBUÍAM PARA OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS NO ÂMBITO ESCOLAR, QUE DE
FORMA GERAL TINHAM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE
AULA, PORÉM PROBLEMATIZANDO E ESTIMULANDO A LEITURA CRÍTICA DESTES RECURSOS. COM BASE NISSO, ENTENDESE QUE ESSAS PRODUÇÕES POSSUEM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PORTANTO O ESTUDO EM QUESTÃO TAMBÉM
PRETENDE INCENTIVAR UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DO TEMA POR PARTE DOS PESQUISADORES E EDUCADORES
BRASILEIROS.