Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72911
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 282
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VEM SENDO TEMA DE DISCUSSÃO NOS DIVERSOS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, QUE VEEM ESSAS FERRAMENTAS COMO NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUE VIVEM EM UM MUNDO TECNOLÓGICO. NA ATUALIDADE, EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, DISSEMINADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE INFORMAÇÃO, É NECESSÁRIO SABER UTILIZÁ-LAS E FILTRÁ-LAS PARA QUE SE POSSA ADQUIRIR CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, A ESCOLA, ENQUANTO INSTITUIÇÃO EDUCADORA, DEVE PROMOVER O USO RACIONAL E CIDADÃO DESSAS INFORMAÇÕES, PARA QUE O JOVEM “NATIVO DIGITAL” POSSA USUFRUIR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL DESSAS INFORMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE FORMA AUTÔNOMA, CRÍTICA E CRIATIVA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENQUANTO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM, NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ESPAÇO ESCOLAR, OBJETO DESSA PESQUISA, FOI A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA ABORDADO, A ANÁLISE DOS DADOS E A ESCRITA DOS RESULTADOS ENCONTRADOS. EM RELAÇÃO AO TIPO, A PESQUISA SE CLASSIFICA COMO QUALITATIVA E EM RELAÇÃO À MODALIDADE DE ABORDAGEM SE ENQUADRA COMO PESQUISA-AÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS RED SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. NESSE ASPECTO, A PESQUISA REVELOU QUE HOUVE RESULTADOS POSITIVOS, SENDO ALCANÇADOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS, A DINAMIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RED."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA26_ID1111_03112020182556.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENIZE CARLOS DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "HELENIZE MACÊDO"
    "autor_email" => "helen_ane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72911
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 282
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VEM SENDO TEMA DE DISCUSSÃO NOS DIVERSOS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, QUE VEEM ESSAS FERRAMENTAS COMO NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUE VIVEM EM UM MUNDO TECNOLÓGICO. NA ATUALIDADE, EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, DISSEMINADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE INFORMAÇÃO, É NECESSÁRIO SABER UTILIZÁ-LAS E FILTRÁ-LAS PARA QUE SE POSSA ADQUIRIR CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, A ESCOLA, ENQUANTO INSTITUIÇÃO EDUCADORA, DEVE PROMOVER O USO RACIONAL E CIDADÃO DESSAS INFORMAÇÕES, PARA QUE O JOVEM “NATIVO DIGITAL” POSSA USUFRUIR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL DESSAS INFORMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE FORMA AUTÔNOMA, CRÍTICA E CRIATIVA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENQUANTO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM, NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ESPAÇO ESCOLAR, OBJETO DESSA PESQUISA, FOI A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA ABORDADO, A ANÁLISE DOS DADOS E A ESCRITA DOS RESULTADOS ENCONTRADOS. EM RELAÇÃO AO TIPO, A PESQUISA SE CLASSIFICA COMO QUALITATIVA E EM RELAÇÃO À MODALIDADE DE ABORDAGEM SE ENQUADRA COMO PESQUISA-AÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS RED SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. NESSE ASPECTO, A PESQUISA REVELOU QUE HOUVE RESULTADOS POSITIVOS, SENDO ALCANÇADOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS, A DINAMIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RED."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA26_ID1111_03112020182556.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENIZE CARLOS DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "HELENIZE MACÊDO"
    "autor_email" => "helen_ane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VEM SENDO TEMA DE DISCUSSÃO NOS DIVERSOS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, QUE VEEM ESSAS FERRAMENTAS COMO NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUE VIVEM EM UM MUNDO TECNOLÓGICO. NA ATUALIDADE, EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, DISSEMINADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE INFORMAÇÃO, É NECESSÁRIO SABER UTILIZÁ-LAS E FILTRÁ-LAS PARA QUE SE POSSA ADQUIRIR CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, A ESCOLA, ENQUANTO INSTITUIÇÃO EDUCADORA, DEVE PROMOVER O USO RACIONAL E CIDADÃO DESSAS INFORMAÇÕES, PARA QUE O JOVEM “NATIVO DIGITAL” POSSA USUFRUIR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL DESSAS INFORMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE FORMA AUTÔNOMA, CRÍTICA E CRIATIVA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENQUANTO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM, NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ESPAÇO ESCOLAR, OBJETO DESSA PESQUISA, FOI A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA ABORDADO, A ANÁLISE DOS DADOS E A ESCRITA DOS RESULTADOS ENCONTRADOS. EM RELAÇÃO AO TIPO, A PESQUISA SE CLASSIFICA COMO QUALITATIVA E EM RELAÇÃO À MODALIDADE DE ABORDAGEM SE ENQUADRA COMO PESQUISA-AÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS RED SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. NESSE ASPECTO, A PESQUISA REVELOU QUE HOUVE RESULTADOS POSITIVOS, SENDO ALCANÇADOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS, A DINAMIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RED.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.