ESTE TRABALHO ? RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE P?S GRADUA??O EM EDUCA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB, REALIZADA ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2019, CUJO OBJETO ? O BRINCAR NA EDUCA??O INFANTIL. PARA ESSA DISCUSS?O, TRAZEMOS AS CONCEP??ES DE PROFESSORAS DE EDUCA??O INFANTIL DE LAGOA SECA-PB A RESPEITO DO BRINCAR. PARA O ESTUDO, EMBASAMO-NOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCA??O INFANTIL (2009); BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCA??O INFANTIL (2017); BARBOSA (2009, 2010); CORSARO (2011); FERNANDES (1979); VIGOTSKY (1991, 2014) ENTRE OUTROS. TRATOU-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COMPLEMENTADA PELOS PROCEDIMENTOS A OBSERVA??O E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. POR INSTRUMENTOS, EMPREGAMOS O DI?RIO DE CAMPO E MICRO GRAVA??ES EM ?UDIO E V?DEO. PARA AN?LISE DOS DADOS, O M?TODO UTILIZADO FOI N?CLEOS DE SIGNIFICA??O, RESPALDADO PELO MATERIALISMO HIST?RICO DIAL?TICO E PELA PSICOLOGIA S?CIO HIST?RICA. A PESQUISA APONTOU QUE AS PROFESSORAS PESQUISADAS CONCEBEM O BRINCAR COMO ATIVIDADE SIMULTANEAMENTE NATURAL E SOCIAL. PARA ELAS, SE POR UM LADO, ESSA ATIVIDADE EST? ATRELADA ?S TEORIAS BIOLOGIZANTES, POR OUTRO LADO, ? INFLUENCIADA PELO CONTEXTO, A PARTIR DA IMITA??O DA CRIAN?A DAS A??ES DO ADULTO QUE REVERBERAM NA BRINCADEIRA. COM ISSO, CERTA INCOMPREENS?O PELA ESCOLA DO BRINCAR COMO PRODU??O CULTURAL INFANTIL.