APRENDER A PENSAR CRITICAMENTE, DESENVOLVER A CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES INFORMADAS E PROPOR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS REAIS É UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. UMA DAS PRINCIPAIS CORRENTES EDUCATIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA VOLTADA A ESSAS QUESTÕES É A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS). PARA IDENTIFICAR SE FOI ALCANÇADO O OBJETIVO DE APRIMORAR A CRITICIDADE DOS ESTUDANTES DURANTE O ENSINO PRECISAMOS DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE PERMITAM AVALIAR ESSA CAPACIDADE. POR ISSO, DESENVOLVEMOS NESSE TRABALHO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE MATERIAIS QUE AVALIEM A CONSTRUÇÃO/PROGRESSÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CONSTEXTOS DE ENSINO FUNDAMENTADOS NO ENFOQUE CTS. PARA ISSO BUSCAMOS ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. APRESENTAMOS AQUI A AVALIAÇÃO REALIZADA EM TRÊS TRABALHOS, UM FOCADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA CAPACIDADE DE CRITICAR SOB O ENFOQUE CTS, E OS OUTROS DOIS CONTENDO QUADROS ANALÍTICOS QUE ELENCAM DIVERSAS HABILIDADES QUE PODEM SER IDENTIFICADAS EM AÇÕES ESPECÍFICAS QUE INDICAM ALGUM NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. ENTENDEMOS QUE ESSES INSTRUMENTOS DEVEM SER COMBINADOS, ADAPTADOS, UTILIZADOS E REUTILIZADOS AO LONGO DA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS.