A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR AS PRINCIPAIS IDEIAS LIGADAS À REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. O INTERESSE EM SE DEBRUÇAR NA TEMÁTICA EMERGIU APÓS A PARTICIPAÇÃO NUM EVENTO DE ESTÁGIO REALIZADO PELO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) QUE EM LINHAS GERAIS, ABORDOU, AS INTERFACES ENTRE ESTÁGIO, PANDEMIA E ENSINO REMOTO. COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, FAZENDO O USO DAS OBRAS DE PIMENTA E LIMA (2004) QUE SUGEREM UMA PROPOSIÇÃO DE ESTÁGIO QUE CONSIDERE TEORIA E PRÁTICA COMO ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS E USE A PESQUISA PARA OBSERVAR E INTERVIR NA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO QUE CONCERNE A MANEIRA QUE O ESTÁGIO É VISTO, UMA VEZ QUE A FRAGMENTAÇÃO DESTE PROCESSO À ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PROVOCA PERDAS SIGNIFICATIVAS À FORMAÇÃO DOCENTE.