O TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATEN??O/HIPERATIVIDADE (TDAH), ? CONSIDERADO UM TRANSTORNO DE ORDEM NEUROBI?LOGICA COM CULMIN?NCIA ORG?NICAS DE CUNHO NEURAL, GEN?TICOS E AMBIENTAIS. MUITOS FAMILIARES CUSTAM A CONCORDAR COM OS PROFISSIONAIS SOBRE PISTAS QUE CARACTERIZAM O TRANSTORNO NAS CRIAN?AS, LOGO DEMORAM A ACREDITAR NA PRESEN?A DOS SINTOMAS DO TDAH, ISSO SE DEVE POR UM LADO A DESINFORMA??O, TENDO EM VISTA QUE O TRANSTORNO PODE SER COMPARADO ? DEFICI?NCIA INTELECTUAL. O OBJETIVO DESSE ESTUDO ? APRESENTAR FATORES CL?NICOS E PSICOSSOCIAIS QUE POTENCIALIZEM O TRATAMENTO DE CRIAN?AS COM TRANSTORNO DE D?FICIT DE ATEN??O/HIPERATIVIDADE. A METODOLOGIA FOI ESPELHADA NA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E EXPLORAT?RIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. O PRESENTE TRABALHOU MOSTROU A RELA??O HUMAN?STICA E CL?NICA QUE O TRANSTORNO DE D?FICIT DE ATEN??O/HIPERATIVIDADE APRESENTA NA ATUALIDADE, OUTRO TOCANTE FOI A ILUSTRA??O DAS CARACTER?STICAS ESPELHADAS EM UM PRISMA DE APLICABILIDADE DO CONTEXTO SOCIAL DA CRIAN?A, BEM COMO O DIAGN?STICO ESCLARECIDO NO ARTIGO COMO UMA FERRAMENTA DE CONCEP??O PROGRESSIVA E CUIDADOSA