A EDUCAÇÃO, PROCESSO PILAR DA SOCIEDADE, QUE TAMBÉM É UM DOS MECANISMOS DE MAIOR RELEVÂNCIA NO COMBATE AS DESIGUALDADES SOCIAIS TEM, NOS ÚLTIMOS ANOS, SE TORNADO UMA FERRAMENTA COM POTENCIAL DE ALAVANCAR ESSA DESIGUALDADE DEVIDO AO QUE SE DENOMINA COMO COMÉRCIO DA EDUCAÇÃO. ANCORADO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS E COM PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO, A METODOLOGIA DESTE TRABALHO CONSISTIU EM ANALISAR O CAMPO TEÓRICO DA EDUCAÇÃO, E COMO A ATUAL ONDA DE COMERCIALIZAR O ENSINO TEM GERADO AUMENTO DAS DISPARIDADES SOCIAIS NO BRASIL DEVIDO A POLÍTICAS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE MESMO COM AS POLÍTICAS DE COTAS, O COMÉRCIO DA EDUCAÇÃO SE COLOCA COMO UMA BARREIRA PARA A ENTRADA DOS MENOS FAVORECIDOS FINANCEIRAMENTE NO ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE O QUE EXPANDE AS DIFERENÇAS ENTRE AS CLASSES.