A INCLUSÃO DAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS NAS REDES DE ENSINO E NO DEBATE SOCIAL TORNA-SE UMA PONTE DE LIGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ESTA, POR SUA VEZ, TEM A FINALIDADE DE INTERMEDIAR O VÍNCULO ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE, AGINDO DE MANEIRA QUE O PROCESSAMENTO OCORRA HARMONICAMENTE. A INTERVENÇÃO É DESEMPENHADA POR MEIO DA COMPOSIÇÃO DE MECANISMOS EDUCACIONAIS ALIADOS ÀS PRÁTICAS AMBIENTAIS, ABRANGENDO UM AMPLO NÚMERO DE PESSOAS. A MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTA-SE COMO UMA FERRAMENTA EFICAZ NO PROCESSO, TENDO EM VISTA QUE PROPORCIONA A APLICABILIDADE DE ASSUNTOS ABORDADOS EM TÓPICOS DA MATEMÁTICA, COLOCANDO-OS EM UM CONTEXTO DISTINTO: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO. OS MODELOS MATEMÁTICOS DETÊM A CAPACIDADE DE LEGITIMAR O OBJETO DE ESTUDO LEVANTADO E, ALÉM DISSO, OBTÊM A ATENÇÃO DO PÚBLICO DE INTERESSE. ASSIM, PODEM SER UTILIZADOS NA SENSIBILIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS ACERCA DA FORMA DE ATUAÇÃO ANTRÓPICA SOBRE A NATUREZA E SEUS RECURSOS. NESTE TRABALHO, USOU-SE O PRINCÍPIO DA ALOMETRIA E O MODELO LOGÍSTICO PARA A VALIDAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE COMPRIMENTO E PESO DA ESPÉCIE OREOCHROMIS NILOTICUS (TILÁPIA DO NILO), COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR O VALOR MÍNIMO DE COMPRIMENTO PARA A CAPTURA, NO INTUITO DE POSTERIORMENTE UTILIZÁ-LO NA DETERMINAÇÃO DE DINÂMICAS AMBIENTAIS. O DADO MENSURADO EQUIVALEU A 46,3 CENTÍMETROS. PORTANTO, OS MÉTODOS SÃO DELIBERATIVOS, FORNECENDO OS PARÂMETROS NECESSÁRIOS PARA A ANÁLISE.