Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DEFINIÇÃO E EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS, NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DESENVOLVIDA NO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO DO MUNÍCIPIO DE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PROAFE., Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72770
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 531
    "titulo" => "DEFINIÇÃO E EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS, NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DESENVOLVIDA NO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO DO MUNÍCIPIO  DE"
    "resumo" => """
      O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NECESSITA DE MODIFICAÇÕES NO SENTIDO DE INSERÇÃO DE NOVAS\r\n
      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POIS, O ATUAL CONTEXTO SOCIAL QUE ESTÁ SENDO VIVENCIADO, EXIGE QUE OS PROFESSORES\r\n
      POSSUAM INTERESSE NA ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS, QUE SEJAM APLICADAS DE FORMA DIFERENCIADA. A\r\n
      METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, DEVE SER APLICADA DE FORMA DIFERENCIADA, OU SEJA, QUE SEJA\r\n
      ADEQUADA A INSERÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS, QUE POSSUAM COMO OBJETIVO, PROMOVER AO CORPO ESTUDANTIL\r\n
      MELHORES CONDIÇÕES DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO, PROPORCIONANDO AULAS QUE GEREM MOMENTO\r\n
      PRAZEROSOS E DIVERTIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO, É CARACTERIZAR A\r\n
      IMPORTÂNCIA DA INTEGRALIZAÇÃO DO ENSINO EXPERIMENTAL, O QUAL FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA DE APOIO A\r\n
      FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. REALIZADO NO MUSEU VIVO DE\r\n
      CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O PROGRAMA MENCIONADO SURGE COM FINALIDADE DE OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES DA\r\n
      REDE PÚBLICA AULAS EXPERIMENTAIS, OS QUAIS, OS MESMOS NÃO POSSUEM EM SEU CONTEXTO ESCOLAR E\r\n
      SOCIOECONÔMICO, APOIANDO DE FORMA DIRETA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL II. DURANTE A PROGRAMAÇÃO DESSE PROGRAMA, FOI DESENVOLVIDA A TEMÁTICA SOBRE AS\r\n
      PROPRIEDADES DO AR, O QUAL, NA PRÓPRIA INFRAESTRUTURA DO MUSEU, POSSUI FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A\r\n
      REALIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO. É NOTÓRIO QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM SATISFAÇÃO E DESPERTARAM\r\n
      INTERESSE PELAS AULAS REALIZADAS NA PROAFE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PROAFE., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID531_14072020092459.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURISTON EMMANOEL BARROS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LAURISTON"
    "autor_email" => "lauristonsoares@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72770
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 531
    "titulo" => "DEFINIÇÃO E EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS, NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DESENVOLVIDA NO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO DO MUNÍCIPIO  DE"
    "resumo" => """
      O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NECESSITA DE MODIFICAÇÕES NO SENTIDO DE INSERÇÃO DE NOVAS\r\n
      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POIS, O ATUAL CONTEXTO SOCIAL QUE ESTÁ SENDO VIVENCIADO, EXIGE QUE OS PROFESSORES\r\n
      POSSUAM INTERESSE NA ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS, QUE SEJAM APLICADAS DE FORMA DIFERENCIADA. A\r\n
      METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, DEVE SER APLICADA DE FORMA DIFERENCIADA, OU SEJA, QUE SEJA\r\n
      ADEQUADA A INSERÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS, QUE POSSUAM COMO OBJETIVO, PROMOVER AO CORPO ESTUDANTIL\r\n
      MELHORES CONDIÇÕES DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO, PROPORCIONANDO AULAS QUE GEREM MOMENTO\r\n
      PRAZEROSOS E DIVERTIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO, É CARACTERIZAR A\r\n
      IMPORTÂNCIA DA INTEGRALIZAÇÃO DO ENSINO EXPERIMENTAL, O QUAL FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA DE APOIO A\r\n
      FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. REALIZADO NO MUSEU VIVO DE\r\n
      CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O PROGRAMA MENCIONADO SURGE COM FINALIDADE DE OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES DA\r\n
      REDE PÚBLICA AULAS EXPERIMENTAIS, OS QUAIS, OS MESMOS NÃO POSSUEM EM SEU CONTEXTO ESCOLAR E\r\n
      SOCIOECONÔMICO, APOIANDO DE FORMA DIRETA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL II. DURANTE A PROGRAMAÇÃO DESSE PROGRAMA, FOI DESENVOLVIDA A TEMÁTICA SOBRE AS\r\n
      PROPRIEDADES DO AR, O QUAL, NA PRÓPRIA INFRAESTRUTURA DO MUSEU, POSSUI FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A\r\n
      REALIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO. É NOTÓRIO QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM SATISFAÇÃO E DESPERTARAM\r\n
      INTERESSE PELAS AULAS REALIZADAS NA PROAFE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PROAFE., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID531_14072020092459.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURISTON EMMANOEL BARROS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LAURISTON"
    "autor_email" => "lauristonsoares@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NECESSITA DE MODIFICAÇÕES NO SENTIDO DE INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POIS, O ATUAL CONTEXTO SOCIAL QUE ESTÁ SENDO VIVENCIADO, EXIGE QUE OS PROFESSORES POSSUAM INTERESSE NA ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS, QUE SEJAM APLICADAS DE FORMA DIFERENCIADA. A METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, DEVE SER APLICADA DE FORMA DIFERENCIADA, OU SEJA, QUE SEJA ADEQUADA A INSERÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS, QUE POSSUAM COMO OBJETIVO, PROMOVER AO CORPO ESTUDANTIL MELHORES CONDIÇÕES DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO, PROPORCIONANDO AULAS QUE GEREM MOMENTO PRAZEROSOS E DIVERTIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO, É CARACTERIZAR A IMPORTÂNCIA DA INTEGRALIZAÇÃO DO ENSINO EXPERIMENTAL, O QUAL FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. REALIZADO NO MUSEU VIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O PROGRAMA MENCIONADO SURGE COM FINALIDADE DE OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA AULAS EXPERIMENTAIS, OS QUAIS, OS MESMOS NÃO POSSUEM EM SEU CONTEXTO ESCOLAR E SOCIOECONÔMICO, APOIANDO DE FORMA DIRETA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. DURANTE A PROGRAMAÇÃO DESSE PROGRAMA, FOI DESENVOLVIDA A TEMÁTICA SOBRE AS PROPRIEDADES DO AR, O QUAL, NA PRÓPRIA INFRAESTRUTURA DO MUSEU, POSSUI FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO. É NOTÓRIO QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM SATISFAÇÃO E DESPERTARAM INTERESSE PELAS AULAS REALIZADAS NA PROAFE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.