O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NECESSITA DE MODIFICAÇÕES NO SENTIDO DE INSERÇÃO DE NOVAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POIS, O ATUAL CONTEXTO SOCIAL QUE ESTÁ SENDO VIVENCIADO, EXIGE QUE OS PROFESSORES
POSSUAM INTERESSE NA ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS, QUE SEJAM APLICADAS DE FORMA DIFERENCIADA. A
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, DEVE SER APLICADA DE FORMA DIFERENCIADA, OU SEJA, QUE SEJA
ADEQUADA A INSERÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS, QUE POSSUAM COMO OBJETIVO, PROMOVER AO CORPO ESTUDANTIL
MELHORES CONDIÇÕES DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO, PROPORCIONANDO AULAS QUE GEREM MOMENTO
PRAZEROSOS E DIVERTIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO, É CARACTERIZAR A
IMPORTÂNCIA DA INTEGRALIZAÇÃO DO ENSINO EXPERIMENTAL, O QUAL FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA DE APOIO A
FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. REALIZADO NO MUSEU VIVO DE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O PROGRAMA MENCIONADO SURGE COM FINALIDADE DE OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES DA
REDE PÚBLICA AULAS EXPERIMENTAIS, OS QUAIS, OS MESMOS NÃO POSSUEM EM SEU CONTEXTO ESCOLAR E
SOCIOECONÔMICO, APOIANDO DE FORMA DIRETA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO
ENSINO FUNDAMENTAL II. DURANTE A PROGRAMAÇÃO DESSE PROGRAMA, FOI DESENVOLVIDA A TEMÁTICA SOBRE AS
PROPRIEDADES DO AR, O QUAL, NA PRÓPRIA INFRAESTRUTURA DO MUSEU, POSSUI FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A
REALIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO. É NOTÓRIO QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM SATISFAÇÃO E DESPERTARAM
INTERESSE PELAS AULAS REALIZADAS NA PROAFE.