Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DEFINIÇÃO E EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS EXPERIMENTAIS, NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS DESENVOLVIDA NO PROAFE (PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO DO MUNÍCIPIO DE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, PROAFE., Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NECESSITA DE MODIFICAÇÕES NO SENTIDO DE INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POIS, O ATUAL CONTEXTO SOCIAL QUE ESTÁ SENDO VIVENCIADO, EXIGE QUE OS PROFESSORES POSSUAM INTERESSE NA ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS, QUE SEJAM APLICADAS DE FORMA DIFERENCIADA. A METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, DEVE SER APLICADA DE FORMA DIFERENCIADA, OU SEJA, QUE SEJA ADEQUADA A INSERÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS, QUE POSSUAM COMO OBJETIVO, PROMOVER AO CORPO ESTUDANTIL MELHORES CONDIÇÕES DE OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO, PROPORCIONANDO AULAS QUE GEREM MOMENTO PRAZEROSOS E DIVERTIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO, É CARACTERIZAR A IMPORTÂNCIA DA INTEGRALIZAÇÃO DO ENSINO EXPERIMENTAL, O QUAL FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. REALIZADO NO MUSEU VIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O PROGRAMA MENCIONADO SURGE COM FINALIDADE DE OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA AULAS EXPERIMENTAIS, OS QUAIS, OS MESMOS NÃO POSSUEM EM SEU CONTEXTO ESCOLAR E SOCIOECONÔMICO, APOIANDO DE FORMA DIRETA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. DURANTE A PROGRAMAÇÃO DESSE PROGRAMA, FOI DESENVOLVIDA A TEMÁTICA SOBRE AS PROPRIEDADES DO AR, O QUAL, NA PRÓPRIA INFRAESTRUTURA DO MUSEU, POSSUI FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO. É NOTÓRIO QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM SATISFAÇÃO E DESPERTARAM INTERESSE PELAS AULAS REALIZADAS NA PROAFE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.