EVOLUÇÃO METODOLÓGICA, REALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7280 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 5029 "titulo" => "EVOLUÇÃO METODOLÓGICA, REALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Sociedade vivencia um cenário de grandes transformações, a era da informação, das tecnologias, frutos da globalização. Desta forma, todas as áreas passam por processos de ajustes, trazendo desafios e problemas. O Ensino Médio foi reformulado para atender às exigências da globalização, do desenvolvimento tecnológico e atender os novos objetivos para esse nível de ensino. A participação dos professores em capacitações que auxiliem a introdução de novas metodologias no desenvolvimento de suas práticas docentes, tornaria as aulas mais atrativas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do educando, e relacionamentos mais efetivos, atendendo aos anseios e expectativas dos educandos, proporcionando uma aprendizagem com significado real e elevando o rendimento escolar. Diante dessa realidade, este trabalho, que é um recorte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o perfil dos docentes do Ensino Médio de uma escola pública e a evolução das metodologias utilizadas em suas práticas relacionando-a com formações complementares. As atividades referentes à pesquisa, classificada como uma pesquisa descritiva, foram realizadas entre os meses Dezembro de 2013 e Junho de 2014, foi elaborado e aplicado um questionário a 20 professores que atuam no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, localizada no Município de Nova Floresta/PB, para assim fazermos uma análise da visão dos professores sobre as realidades docentes, suas práticas e os reflexos das formações complementares no seu fazer cotidiano e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados indicam que mesmo os professores participando de formações e capacitações ainda é sutil as adequações e evoluções significantes nas metodologias utilizadas por esses. Constatamos ser pertinente a compreensão dos professores quanto à necessidade de estar constantemente em busca de seu aperfeiçoamento, de sua qualificação profissional, da construção de sua identidade para a melhoria de seu desempenho profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_38_31_idinscrito_5029_acae9f8b255fe1a65ce68879eb103fb4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACILDA MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA" "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS" "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7280 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 5029 "titulo" => "EVOLUÇÃO METODOLÓGICA, REALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Sociedade vivencia um cenário de grandes transformações, a era da informação, das tecnologias, frutos da globalização. Desta forma, todas as áreas passam por processos de ajustes, trazendo desafios e problemas. O Ensino Médio foi reformulado para atender às exigências da globalização, do desenvolvimento tecnológico e atender os novos objetivos para esse nível de ensino. A participação dos professores em capacitações que auxiliem a introdução de novas metodologias no desenvolvimento de suas práticas docentes, tornaria as aulas mais atrativas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do educando, e relacionamentos mais efetivos, atendendo aos anseios e expectativas dos educandos, proporcionando uma aprendizagem com significado real e elevando o rendimento escolar. Diante dessa realidade, este trabalho, que é um recorte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o perfil dos docentes do Ensino Médio de uma escola pública e a evolução das metodologias utilizadas em suas práticas relacionando-a com formações complementares. As atividades referentes à pesquisa, classificada como uma pesquisa descritiva, foram realizadas entre os meses Dezembro de 2013 e Junho de 2014, foi elaborado e aplicado um questionário a 20 professores que atuam no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, localizada no Município de Nova Floresta/PB, para assim fazermos uma análise da visão dos professores sobre as realidades docentes, suas práticas e os reflexos das formações complementares no seu fazer cotidiano e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados indicam que mesmo os professores participando de formações e capacitações ainda é sutil as adequações e evoluções significantes nas metodologias utilizadas por esses. Constatamos ser pertinente a compreensão dos professores quanto à necessidade de estar constantemente em busca de seu aperfeiçoamento, de sua qualificação profissional, da construção de sua identidade para a melhoria de seu desempenho profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_38_31_idinscrito_5029_acae9f8b255fe1a65ce68879eb103fb4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACILDA MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA" "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS" "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }