Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVOLUÇÃO METODOLÓGICA, REALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7280
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 5029
    "titulo" => "EVOLUÇÃO METODOLÓGICA, REALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Sociedade vivencia um cenário de grandes transformações, a era da informação, das tecnologias, frutos da globalização. Desta forma, todas as áreas passam por processos de ajustes, trazendo desafios e problemas. O Ensino Médio foi reformulado para atender às exigências da globalização, do desenvolvimento tecnológico e atender os novos objetivos para esse nível de ensino. A participação dos professores em capacitações que auxiliem a introdução de novas metodologias no desenvolvimento de suas práticas docentes, tornaria as aulas mais atrativas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do educando, e relacionamentos mais efetivos, atendendo aos anseios e expectativas dos educandos, proporcionando uma aprendizagem com significado real e elevando o rendimento escolar. Diante dessa realidade, este trabalho, que é um recorte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o perfil dos docentes do Ensino Médio de uma escola pública e a evolução das metodologias utilizadas em suas práticas relacionando-a com formações complementares.  As atividades referentes à pesquisa, classificada como uma pesquisa descritiva, foram realizadas entre os meses Dezembro de 2013 e Junho de 2014, foi elaborado e aplicado um questionário a 20 professores que atuam no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, localizada no Município de Nova Floresta/PB, para assim fazermos uma análise da visão dos professores sobre as realidades docentes, suas práticas e os reflexos das formações complementares no seu fazer cotidiano e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados indicam que mesmo os professores participando de formações e capacitações ainda é sutil as adequações e evoluções significantes nas metodologias utilizadas por esses. Constatamos ser pertinente a compreensão dos professores quanto à necessidade de estar constantemente em busca de seu aperfeiçoamento, de sua qualificação profissional, da construção de sua identidade para a melhoria de seu desempenho profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_38_31_idinscrito_5029_acae9f8b255fe1a65ce68879eb103fb4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACILDA  MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS"
    "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7280
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 5029
    "titulo" => "EVOLUÇÃO METODOLÓGICA, REALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Sociedade vivencia um cenário de grandes transformações, a era da informação, das tecnologias, frutos da globalização. Desta forma, todas as áreas passam por processos de ajustes, trazendo desafios e problemas. O Ensino Médio foi reformulado para atender às exigências da globalização, do desenvolvimento tecnológico e atender os novos objetivos para esse nível de ensino. A participação dos professores em capacitações que auxiliem a introdução de novas metodologias no desenvolvimento de suas práticas docentes, tornaria as aulas mais atrativas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do educando, e relacionamentos mais efetivos, atendendo aos anseios e expectativas dos educandos, proporcionando uma aprendizagem com significado real e elevando o rendimento escolar. Diante dessa realidade, este trabalho, que é um recorte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o perfil dos docentes do Ensino Médio de uma escola pública e a evolução das metodologias utilizadas em suas práticas relacionando-a com formações complementares.  As atividades referentes à pesquisa, classificada como uma pesquisa descritiva, foram realizadas entre os meses Dezembro de 2013 e Junho de 2014, foi elaborado e aplicado um questionário a 20 professores que atuam no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, localizada no Município de Nova Floresta/PB, para assim fazermos uma análise da visão dos professores sobre as realidades docentes, suas práticas e os reflexos das formações complementares no seu fazer cotidiano e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados indicam que mesmo os professores participando de formações e capacitações ainda é sutil as adequações e evoluções significantes nas metodologias utilizadas por esses. Constatamos ser pertinente a compreensão dos professores quanto à necessidade de estar constantemente em busca de seu aperfeiçoamento, de sua qualificação profissional, da construção de sua identidade para a melhoria de seu desempenho profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_22_38_31_idinscrito_5029_acae9f8b255fe1a65ce68879eb103fb4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACILDA  MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS"
    "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Sociedade vivencia um cenário de grandes transformações, a era da informação, das tecnologias, frutos da globalização. Desta forma, todas as áreas passam por processos de ajustes, trazendo desafios e problemas. O Ensino Médio foi reformulado para atender às exigências da globalização, do desenvolvimento tecnológico e atender os novos objetivos para esse nível de ensino. A participação dos professores em capacitações que auxiliem a introdução de novas metodologias no desenvolvimento de suas práticas docentes, tornaria as aulas mais atrativas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do educando, e relacionamentos mais efetivos, atendendo aos anseios e expectativas dos educandos, proporcionando uma aprendizagem com significado real e elevando o rendimento escolar. Diante dessa realidade, este trabalho, que é um recorte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo analisar o perfil dos docentes do Ensino Médio de uma escola pública e a evolução das metodologias utilizadas em suas práticas relacionando-a com formações complementares. As atividades referentes à pesquisa, classificada como uma pesquisa descritiva, foram realizadas entre os meses Dezembro de 2013 e Junho de 2014, foi elaborado e aplicado um questionário a 20 professores que atuam no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, localizada no Município de Nova Floresta/PB, para assim fazermos uma análise da visão dos professores sobre as realidades docentes, suas práticas e os reflexos das formações complementares no seu fazer cotidiano e na aprendizagem dos estudantes. Os resultados indicam que mesmo os professores participando de formações e capacitações ainda é sutil as adequações e evoluções significantes nas metodologias utilizadas por esses. Constatamos ser pertinente a compreensão dos professores quanto à necessidade de estar constantemente em busca de seu aperfeiçoamento, de sua qualificação profissional, da construção de sua identidade para a melhoria de seu desempenho profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.