AS CASAS DE CARIDADE E A EDUCAÇÃO FEMININA: UM PROJETO DE PADRE IBIAPINA PARA O SERTÃO NORDESTINO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6923 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "AS CASAS DE CARIDADE E A EDUCAÇÃO FEMININA: UM PROJETO DE PADRE IBIAPINA PARA O SERTÃO NORDESTINO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a importância e contribuição do Padre Ibiapina para a educação, principalmente de mulheres, no sertão nordestino. O estudo de sua vida e obra surgiu a partir do Projeto de Extensão Ciclo de Estudos e Debates com Educadores: Saberes e Aprendizagens na Universidade Estadual da Paraíba - campus III, localizada na cidade de Guarabira-PB. Na qual têm por finalidade propiciar aos estudantes da graduação mais um espaço de difusão do conhecimento, ampliação e aprofundamento sobre educadores que contribuíram com a propagação do conhecimento e da escolarização das populações locais e que, em certa medida, não estão incluídos nos currículos oficiais dos cursos de educação. Ao longo da execução do Projeto de Extensão Ciclo de Estudos e Debates de Educadores: Saberes e Aprendizagens foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: rodas de conversas, rodas de debates e aulas expositivas. Para a fundamentação teórica foram consultados autores como: Madeira e Comblin. Padre Ibiapina, devido a desestruturação econômica e social, interessou-se pela educação popular e a partir disso, passou a percorrer o sertão nordestino, onde, construiu obras comunitárias para melhorar o nível de vida das pessoas. Entre as suas obras mais importantes destacam-se as casas de caridade, locais responsáveis pela educação de mulheres que ofereciam uma educação de qualidade baseada na formação de estudo, oração e trabalho. A partir do conhecimento adquirido é importante ressaltar que o estudo da vida e obra de Padre Ibiapina contribuiu efetivamente na formação profissional dos graduandos em conhecer educadores populares que contribuíram para a educação da região nordeste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "PADRE IBIAPINA, EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_13_54_06_idinscrito_515_3b39b285b7fca075fe74adea46b1f9b5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "natalialiima@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6923 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "AS CASAS DE CARIDADE E A EDUCAÇÃO FEMININA: UM PROJETO DE PADRE IBIAPINA PARA O SERTÃO NORDESTINO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a importância e contribuição do Padre Ibiapina para a educação, principalmente de mulheres, no sertão nordestino. O estudo de sua vida e obra surgiu a partir do Projeto de Extensão Ciclo de Estudos e Debates com Educadores: Saberes e Aprendizagens na Universidade Estadual da Paraíba - campus III, localizada na cidade de Guarabira-PB. Na qual têm por finalidade propiciar aos estudantes da graduação mais um espaço de difusão do conhecimento, ampliação e aprofundamento sobre educadores que contribuíram com a propagação do conhecimento e da escolarização das populações locais e que, em certa medida, não estão incluídos nos currículos oficiais dos cursos de educação. Ao longo da execução do Projeto de Extensão Ciclo de Estudos e Debates de Educadores: Saberes e Aprendizagens foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: rodas de conversas, rodas de debates e aulas expositivas. Para a fundamentação teórica foram consultados autores como: Madeira e Comblin. Padre Ibiapina, devido a desestruturação econômica e social, interessou-se pela educação popular e a partir disso, passou a percorrer o sertão nordestino, onde, construiu obras comunitárias para melhorar o nível de vida das pessoas. Entre as suas obras mais importantes destacam-se as casas de caridade, locais responsáveis pela educação de mulheres que ofereciam uma educação de qualidade baseada na formação de estudo, oração e trabalho. A partir do conhecimento adquirido é importante ressaltar que o estudo da vida e obra de Padre Ibiapina contribuiu efetivamente na formação profissional dos graduandos em conhecer educadores populares que contribuíram para a educação da região nordeste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "PADRE IBIAPINA, EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO FEMININA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_13_54_06_idinscrito_515_3b39b285b7fca075fe74adea46b1f9b5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "natalialiima@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }