NUMA PERSPECTIVA DE REPENSAR COMO AS QUESTÕES AMBIENTAIS ESTÃO SENDO TRABALHADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSEJANDO FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, CONSCIENTES E APTOS A EXERCEREM A CIDADANIA, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO QUE SE REFERE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS. PARA ISSO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A CINCO PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ. OS RESULTADOS, BASEADOS NAS ANÁLISES DAS RESPOSTAS, INDICAM QUE TODOS OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA CONSIDERAM IMPORTANTE TRATAR OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DE FORMA INTEGRADA E TRABALHAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS. OS TEMAS AMBIENTAIS SÃO ABORDADOS, MAJORITARIAMENTE, POR MEIO DE DISCUSSÕES EM SALA DE AULA, COM POUCAS ATIVIDADES PRÁTICAS. A MAIORIA DOS PROFESSORES APRESENTA UMA CONCEPÇÃO NATURALISTA DE MEIO AMBIENTE E UMA VISÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. CONSIDERAM, TAMBÉM, QUE SUA FORMAÇÃO INICIAL POUCO CONTRIBUIU PARA SUAS PRÁTICAS COM RELAÇÃO AOS TEMAS AMBIENTAIS E BUSCAM INFORMAÇÕES, EM DIFERENTES FONTES, PARA SE ATUALIZAREM. EMBORA OS RELATOS DOS PROFESSORES INDIQUEM QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL VENHA SENDO TRABALHADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, CONSTATAMOS QUE ISSO ACONTECE DE MODO POUCO CRÍTICO, PRIVILEGIANDO ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E INDIVIDUAIS.