O ARTIGO TRATA DAS QUEST?ES EDUCATIVAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E O USO DO CINEMA E SEUS RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO UM MEIO INSTRUMENTAL PARA A EDUCA??O AMBIENTAL DOS ALUNOS DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO ? DISCUTIR QUAL A IMPORT?NCIA DESSES ENSINAMENTOS PARA AS CRIAN?AS DESSA ETAPA DO ENSINO ESCOLAR E ANALISAR QUAIS BENEF?CIOS O USO DA LINGUAGEM DO CINEMA PODE PROPORCIONAR, VISANDO ESTIMULAR OS ALUNOS A ENTENDEREM SUAS RELA??ES COM O MEIO AMBIENTE. O TRABALHO FOI ELABORADO A PARTIR DO M?TODO QUALITATIVO, PARA TANTO FORAM REALIZADAS DUAS ATIVIDADES COM OS RECURSOS DO CINEMA, DESENVOLVIDAS EM DUAS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BEL?M (PA), E UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE SUBSIDIOU O EMBASAMENTO TE?RICO DO TRABALHO. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS DISCUSS?ES SOBRE TEMAS LIGADOS A QUEST?ES AMBIENTAIS, AJUDAM OS ALUNOS A CONSTRU?REM UMA IDENTIDADE DE PERTENCIMENTO EM RELA??O AO MEIO DO QUAL FAZEM PARTE; MOSTRAM QUE OS RECURSOS DO CINEMA S?O UM IMPORTANTE ALIADO NA CONSTRU??O DOS SABERES DOS ALUNOS DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS SITUA??ES QUE ENVOLVEM AS QUEST?ES AMBIENTAIS; INDICAM A IMPORT?NCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM COM O APRENDIZADO DOS ALUNOS, SOBRE CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE.