O PRESENTE ESTUDO PROPÕE UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR. BUSCA-SE ENTENDER COMO OS PROFESSORES LIDAM COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, CONSIDERANDO QUE O SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL É FRUTO DA SUA FORMAÇÃO. É A PARTIR DESSA PREMISSA E COMPREENDENDO OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NA PRÁTICA DOCENTE, QUE SE REFLETE ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, O ARTIGO É DESENVOLVIDO MEDIANTE REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, NAS PLATAFORMAS PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), RESEARCHGATE E NO GOOGLE ACADÊMICO, A PARTIR DE TEMAS LIGADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, E DA ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES AS QUAIS TRATAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DO TEMA PROPOSTO.