COM O ENFOQUE METODOLÓGICO QUE VISA À PARTICIPAÇÃO DO ALUNO, NO DESENVOLVIMENTO DE SUA CAPACIDADE CRÍTICA E DE AUTOAPRENDIZAGEM, SURGIU O INTERESSE DE UM ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ESTRUTURADO SEGUNDO O MODELO METODOLÓGICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (TMP) DE DELIZOICOV ET AL. (2011). A PROPOSTA METODOLÓGICA DE DELIZOICOV ET AL.(2011) É ESTRUTURADA EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (MP): PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL (P), ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO (OC) E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO (AC). O PRESENTE TRABALHO PROCURAR-SE-Á APRESENTAR ALGUNS ELEMENTOS RESULTANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO “MICOLOGIA NAS ESCOLAS: O GRANDE REINO DOS FUNGOS”. OS OBJETIVOS DESSE TRABALHO FORAM, ELABORAR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÁCIL ACESSO PARA APLICAÇÃO EM SALAS DE AULA, SOBRE OS FUNGOS. APLICAR ATIVIDADES LÚDICAS COM ASPECTOS PSICOPEDAGÓGICOS VOLTADOS PARA A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SE BASEANDO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, E AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO. AS ATIVIDADES FORAM JOGOS LÚDICOS COM, JOGO DA MEMÓRIA, QUEBRA-CABEÇA, CAÇA-PALAVRAS, JOGO DE TABULEIRO, ENTRE OUTROS. PELAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO, OBSERVA-SE QUE O RESULTADO FOI SATISFATÓRIO, POIS BUSCOU PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E ASSIM OBTER UMA MELHOR APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA MICOLOGIA. FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS É UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, POIS É DIALÓGICA E CONTEXTUALIZADA, PERMITINDO UMA SIGNIFICATIVA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, E TRABALHANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DO QUE O ALUNO CONHECE, DAS CONCEPÇÕES QUE ELE DETÉM, DE SUAS VIVÊNCIAS.