A PARTIR DA LUTA POR DIREITOS DE ACESSO A EDUCA??O, NOSSA CONSTITUI??O FEDERAL PREV? EDUCA??O, COM IGUALDADE DE OPORTUNIDADES DE ACESSO E APRENDIZAGEM, ? TODAS AS PESSOAS, INDEPENDENTE DE SUAS CARACTER?STICAS SOCIAIS, INTELECTUAIS OU F?SICAS, DENTRE ELAS, EST?O OS ESTUDANTES P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL, QUE S?O AS PESSOAS COM DEFICI?NCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTA??O. O OBJETIVO DESTE TEXTO ? DIALOGAR SOBRE QUEM S?O OS ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA INTELECTUAL E SOBRE A IMPORT?NCIA DAS ATIVIDADES PR?TICAS NO ENSINO DE CI?NCIAS. JUSTIFICA-SE A PESQUISA PELO FATO DE QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES DE ?REAS ESPEC?FICAS, N?O POSSUEM FORMA??O NA ?REA DA EDUCA??O ESPECIAL E CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA S?O ESCASSOS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM MATERIAIS IMPRESSOS E PUBLICADOS, CONFIGURANDO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA. FORAM UTILIZADOS COMO REFER?NCIAS PARA A ESCRITA AS LEGISLA??ES E PESQUISADORES NA ?REA DA EDUCA??O COMO ARRUDA & ALMEIDA, SACRIST?N & G?MEZ E GOMES ET AL. JUSTIFICA-SE A IMPORT?NCIA DO TRABALHO PELO FATO DE QUE UM ESTUDANTE COM DEFICI?NCIA INTELECTUAL GERALMENTE TEM GRANDES DIFICULDADE EM REALIZAR A ABSTRA??O PELO D?FICIT NOS DOM?NIOS CONCEITUAIS. ATIVIDADES QUE INICIEM COM RECURSOS CONCRETOS OU AUDIOVISUAIS, S?O DE MELHOR COMPREENS?O PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUN??ES PSICOL?GICAS SUPERIORES. ESTE TRABALHO CUMPRIU COM O OBJETIVO DE DIALOGAR SOBRE A IMPORT?NCIA DAS AULAS PR?TICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA INTELECTUAL, POR?M, A NECESSIDADE DE OFERTA DE CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA PARA TODOS OS PROFESSORES, NAS TEM?TICAS DA EDUCA??O ESPECIAL INCLUSIVA ? IMPRESCIND?VEL. SOMENTE COM ESFOR?OS EM CONJUNTO FAREMOS UMA EDUCA??O PARA TODOS.