CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7022 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 829 "inscrito_id" => 32635 "titulo" => "CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Mediante a uma sociedade contemporânea e que está em constantes transformações tecnológicas, a escola possui cada vez mais a necessidade de mudar as práticas educativas, a fim de atender às exigências e cobranças sobre o ensino na formação social e profissional dos sujeitos, como também novos desafios a serem enfrentados pelo professor, e os estudantes que estão iniciando a carreira docente. Diante disso, o trabalho docente é colocado em discussão sobre a sua formação e qualificação profissional, mas sobretudo a sua prática pedagógica no contexto escolar. Este trabalho tem por finalidade refletir e apresentar as contribuições do PIBID na formação docente dos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na UFPB, campus IV, litoral norte, Mamanguape – PB. O projeto busca fortalecer a formação inicial dos futuros professores, como também a inserção de alunos graduandos de instituições de cursos superiores nas escolas públicas da região, a fim de articular a educação básica e o ensino superior. A experiência proporciona o acumulo de conhecimentos, como também a melhoria e a construção da profissionalização docente de uma formação humanitária para os futuros educadores. A partir da prática desenvolvida no PIBID, percebemos o quanto a formação docente foi melhorada para o graduando em processo de formação, através de reflexões sobre a realidade escolar e práticas de professores que estão atuando. Foram maiores possibilidades formativas e reflexivas que saem da sala de aula da Universidade e ganham o chão da escola trazendo assim novos olhares na construção de seus próprios saberes adquiridos na experiência no contato direto com o cotidiano escolar em prol da sua profissionalização docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_53_24_idinscrito_32635_ddc9e1588ca63715c05b6ed94c8f8891.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARC ANSELMO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANA DARC" "autor_email" => "joanadarc945@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7022 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 829 "inscrito_id" => 32635 "titulo" => "CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Mediante a uma sociedade contemporânea e que está em constantes transformações tecnológicas, a escola possui cada vez mais a necessidade de mudar as práticas educativas, a fim de atender às exigências e cobranças sobre o ensino na formação social e profissional dos sujeitos, como também novos desafios a serem enfrentados pelo professor, e os estudantes que estão iniciando a carreira docente. Diante disso, o trabalho docente é colocado em discussão sobre a sua formação e qualificação profissional, mas sobretudo a sua prática pedagógica no contexto escolar. Este trabalho tem por finalidade refletir e apresentar as contribuições do PIBID na formação docente dos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na UFPB, campus IV, litoral norte, Mamanguape – PB. O projeto busca fortalecer a formação inicial dos futuros professores, como também a inserção de alunos graduandos de instituições de cursos superiores nas escolas públicas da região, a fim de articular a educação básica e o ensino superior. A experiência proporciona o acumulo de conhecimentos, como também a melhoria e a construção da profissionalização docente de uma formação humanitária para os futuros educadores. A partir da prática desenvolvida no PIBID, percebemos o quanto a formação docente foi melhorada para o graduando em processo de formação, através de reflexões sobre a realidade escolar e práticas de professores que estão atuando. Foram maiores possibilidades formativas e reflexivas que saem da sala de aula da Universidade e ganham o chão da escola trazendo assim novos olhares na construção de seus próprios saberes adquiridos na experiência no contato direto com o cotidiano escolar em prol da sua profissionalização docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_53_24_idinscrito_32635_ddc9e1588ca63715c05b6ed94c8f8891.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARC ANSELMO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANA DARC" "autor_email" => "joanadarc945@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }