ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A PRODUÇÃO DE TRÊS MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE O TEMA O SISTEMA NERVOSO. REALIZOU-SE A PRODUÇÃO DE TRÊS MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO, BEM COMO A VALIDAÇÃO DESSES MATERIAIS POR UM REVISOR CEGO E, POSTERIORMENTE, POR DEZESSEIS ALUNOS DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). OS MATERIAIS ABORDAM A DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, O NEURÔNIO E A DIVISÃO DOS LOBOS CEREBRAIS. NA ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS CEGOS, OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS APRESENTAM DIFERENTES RELEVOS E TEXTURAS COM SUA PARTE TEXTUAL TRANSCRITA EM BRAILE. PARA OS ALUNOS COM BAIXA VISÃO, CORES E CONTRASTES ADEQUADOS, ASSIM COMO FONTE AMPLIADA E ESPECIALIZADA. A AVALIAÇÃO DOS MATERIAIS PELOS ALUNOS FOI REALIZADA DE MANEIRA INDIVIDUAL DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS, EM QUE ELES PUDERAM USAR, COMO INSTRUMENTO DE APOIO E COMPARAÇÃO NA TESTAGEM, MODELOS DIDÁTICOS TRIDIMENSIONAIS. DURANTE A FASE DE VALIDAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS MATERIAIS DESENVOLVIDOS CONDUZIRAM OS ALUNOS À APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE SISTEMA NERVOSO DE MANEIRA PARTICIPATIVA E INCLUSIVA. OS TRÊS RECURSOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS FORAM APROVADOS PELOS ALUNOS E REVISOR E ESTÃO NA LISTAGEM DE MATERIAIS DO IBC DISPONÍVEIS PARA DISTRIBUIÇÃO ÁS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO.