Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 228
ERA UMA VEZ... LENDO E PRODUZINDO CONTOS

Palavra-chaves: LEITURA, CONTO, ESCRITA Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a construção do gênero literário conto de fadas na aula de Língua Portuguesa. Abordamos a importância à leitura, além disso, exibiremos a construção da produção textual narrativa, a partir de uma perspectiva de motivação ao aluno. Que eles possam inserir em suas produções elementos imaginários e fantasiosos que envolva as suas vivências de mundo, assim, a partir da aula de L.P, faremos uma possível interação entre os discentes e o conteúdo. Trabalhamos o gênero conto de fadas justificando-se por ser uma narrativa de curta extensão, com o enredo menor que os romances. As aulas foram expositivas e discursivas, a turma interagiu com debates. As obras selecionadas foram às versões do escritor francês Charles Perrault: Chapeuzinho Vermelho (1999) e Barba-Azul (1999), vistas como gêneros infantis. Sabemos que eram histórias da tradição oral que objetivavam a lição de moral, mas sim exemplificar as pessoas através dos contos, ainda explicamos aos estudantes que o Era uma vez nem sempre trata-se de um felizes para sempre. A proposta foi construída pelos bolsistas do Subprojeto de Língua Portuguesa PIBID/CH/UEPB para o Ensino Médio da EEEMF Professor José Soares de Carvalho em Guarabira/Pb. Assim, explorar nos alunos sua criatividade e imaginação, com isso, tornamos o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Partimos do despertar o interesse pela leitura e produção de textos, construir assim, escritores acerca de suas vivências, da sua realidade dentro e fora do âmbito escolar. Nosso trabalho foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Berreza (2007), Geraldi (2006), Perrault (1999) e Possenti (2006). Produzir, por tanto, textos a partir de leituras e experiências de vida, por tanto criar narrativas cercadas de imaginação e elementos verossímeis, conseguimos resultados positivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.