ERA UMA VEZ... LENDO E PRODUZINDO CONTOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7238 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1985 "inscrito_id" => 906 "titulo" => "ERA UMA VEZ... LENDO E PRODUZINDO CONTOS" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a construção do gênero literário conto de fadas na aula de Língua Portuguesa. Abordamos a importância à leitura, além disso, exibiremos a construção da produção textual narrativa, a partir de uma perspectiva de motivação ao aluno. Que eles possam inserir em suas produções elementos imaginários e fantasiosos que envolva as suas vivências de mundo, assim, a partir da aula de L.P, faremos uma possível interação entre os discentes e o conteúdo. Trabalhamos o gênero conto de fadas justificando-se por ser uma narrativa de curta extensão, com o enredo menor que os romances. As aulas foram expositivas e discursivas, a turma interagiu com debates. As obras selecionadas foram às versões do escritor francês Charles Perrault: Chapeuzinho Vermelho (1999) e Barba-Azul (1999), vistas como gêneros infantis. Sabemos que eram histórias da tradição oral que objetivavam a lição de moral, mas sim exemplificar as pessoas através dos contos, ainda explicamos aos estudantes que o Era uma vez nem sempre trata-se de um felizes para sempre. A proposta foi construída pelos bolsistas do Subprojeto de Língua Portuguesa PIBID/CH/UEPB para o Ensino Médio da EEEMF Professor José Soares de Carvalho em Guarabira/Pb. Assim, explorar nos alunos sua criatividade e imaginação, com isso, tornamos o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Partimos do despertar o interesse pela leitura e produção de textos, construir assim, escritores acerca de suas vivências, da sua realidade dentro e fora do âmbito escolar. Nosso trabalho foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Berreza (2007), Geraldi (2006), Perrault (1999) e Possenti (2006). Produzir, por tanto, textos a partir de leituras e experiências de vida, por tanto criar narrativas cercadas de imaginação e elementos verossímeis, conseguimos resultados positivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTO, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_23_54_12_idinscrito_906_f186da9111041145f31052a9c7fdbe1e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MÁRCIA TARGINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA" "autor_email" => "anamarciatargino@hotmail." "autor_ies" => "UEPB-CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7238 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1985 "inscrito_id" => 906 "titulo" => "ERA UMA VEZ... LENDO E PRODUZINDO CONTOS" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a construção do gênero literário conto de fadas na aula de Língua Portuguesa. Abordamos a importância à leitura, além disso, exibiremos a construção da produção textual narrativa, a partir de uma perspectiva de motivação ao aluno. Que eles possam inserir em suas produções elementos imaginários e fantasiosos que envolva as suas vivências de mundo, assim, a partir da aula de L.P, faremos uma possível interação entre os discentes e o conteúdo. Trabalhamos o gênero conto de fadas justificando-se por ser uma narrativa de curta extensão, com o enredo menor que os romances. As aulas foram expositivas e discursivas, a turma interagiu com debates. As obras selecionadas foram às versões do escritor francês Charles Perrault: Chapeuzinho Vermelho (1999) e Barba-Azul (1999), vistas como gêneros infantis. Sabemos que eram histórias da tradição oral que objetivavam a lição de moral, mas sim exemplificar as pessoas através dos contos, ainda explicamos aos estudantes que o Era uma vez nem sempre trata-se de um felizes para sempre. A proposta foi construída pelos bolsistas do Subprojeto de Língua Portuguesa PIBID/CH/UEPB para o Ensino Médio da EEEMF Professor José Soares de Carvalho em Guarabira/Pb. Assim, explorar nos alunos sua criatividade e imaginação, com isso, tornamos o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Partimos do despertar o interesse pela leitura e produção de textos, construir assim, escritores acerca de suas vivências, da sua realidade dentro e fora do âmbito escolar. Nosso trabalho foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Berreza (2007), Geraldi (2006), Perrault (1999) e Possenti (2006). Produzir, por tanto, textos a partir de leituras e experiências de vida, por tanto criar narrativas cercadas de imaginação e elementos verossímeis, conseguimos resultados positivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTO, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_23_54_12_idinscrito_906_f186da9111041145f31052a9c7fdbe1e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MÁRCIA TARGINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA" "autor_email" => "anamarciatargino@hotmail." "autor_ies" => "UEPB-CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }