Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A LEITURA DISCURSIVA DA PROPAGANDA EM SALA DE AULA E SEUS EFEITOS DE SENTIDOS

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PROPAGANDA, LEITURA DISCURSIVA Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: Neste artigo, através da análise de uma propaganda que explora a beleza do corpo feminino, refletimos sobre como a mídia constrói discursos que permeiam nosso imaginário social para nos persuadir. Para tanto, analisamos uma propaganda com base nos alicerces teóricos na Análise do Discurso de linha francesa e dos Estudos Culturais, visando refletir sobre a ideologia e o jogo de imagens que perpassam o texto propagandístico. Defendemos a utilização do gênero textual propaganda em sala de aula, como um recurso a mais, para contribuir no desenvolvimento de aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas, críticas e amplas de significados a serem compartilhados com os alunos. A utilização do texto publicitário como suporte pedagógico pode estabelecer uma ponte entre o saber formal e a experiência vivida, pois é material de fácil acesso para professores e educandos. Após a nossa análise verificamos que a leitura discursiva propicia condições para a ampliação da competência discursiva dos alunos e para que se tornem mais participativos e engajados, tanto na sociedade como diante dos diversos temas abordados pela propaganda.

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