ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A PRIVADA ASPECTOS RELEVANTES DO ENSINO NO BRASIL Á LUZ DA LEI FEDERAL 10.639 DE 2003 E 11.645 DE 2008 NO LIVRO DIDÁTICO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7228 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1304 "inscrito_id" => 1592 "titulo" => "ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A PRIVADA ASPECTOS RELEVANTES DO ENSINO NO BRASIL Á LUZ DA LEI FEDERAL 10.639 DE 2003 E 11.645 DE 2008 NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar como os livros didáticos utilizados tanto em escolas públicas como nas particulares, e os currículo apresentado nos livros não privilegiam o que contempla as duas legislações que implementam a obrigatoriedade da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, leis 10.639/2003 e 11.645/2008, nesta última ocorre a inserção dos povos indígenas, suas histórias e culturas, na educação básica em todas as escolas do país. Após a analise dos livros em tela, foi detectado a deficiência do ensino de história no que tange ao conteúdo a ser trabalhado, a ineficácia das fontes, a estagnação da construção do pensamento, que em nenhum momento tenta desconstruir a imagem de subjulgo impostas a essas etnias, no lugar de retificar, ratificam as visões eurocentristas de ver esses povos.Apesar de uma conquista de âmbito constitucional, que tenta valorizar as raízes da nossa identidade nacional, a pesquisa mostra que os livros estudados tem discussões obsoletas e insuficientes para uma formação adequada no ensino fundamental, tanto na escola pública como na privada. E o professor que tem que cumprir o conteúdo pré-programado, em tempo ínfimo, sem o respaldo de sua principal ferramenta de trabalho? Cabe a ele a criatividade para trabalhar e o ato do cumprimento da lei.O que mais inquieta é ver avanços teóricos, concepções discutidas exaustivamente para desconstrução da exclusão e a aceitação dessas etnia como povos fundamentais para nossa formação identitária, a luta para inclusão do tema em sala de aula, reconhecimento cultural, uma lei determinada, homologada, e os livros didáticos reproduzindo conceitos de mais de quatro décadas atrás. Em linhas gerais, o que se apresenta é uma melhora sem melhorias, é uma conquista sem êxitos, onde essas questões pouco ou mesmo não trabalhadas, levam a reprodução dos equívocos e omissões dos méritos que a cultura africana e a cultura indígena tem em nossa formação, além da infração de uma lei constitucional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "ENSINO PÚBLICO E PRIVADO, LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_00_06_48_idinscrito_1592_32b54ba00772567cdde6a0fac2435fa1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVA WENDEL DA SILVA GUERRA" "autor_nome_curto" => "WENDEL GUERRA" "autor_email" => "wendel_guerra@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7228 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1304 "inscrito_id" => 1592 "titulo" => "ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A PRIVADA ASPECTOS RELEVANTES DO ENSINO NO BRASIL Á LUZ DA LEI FEDERAL 10.639 DE 2003 E 11.645 DE 2008 NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar como os livros didáticos utilizados tanto em escolas públicas como nas particulares, e os currículo apresentado nos livros não privilegiam o que contempla as duas legislações que implementam a obrigatoriedade da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, leis 10.639/2003 e 11.645/2008, nesta última ocorre a inserção dos povos indígenas, suas histórias e culturas, na educação básica em todas as escolas do país. Após a analise dos livros em tela, foi detectado a deficiência do ensino de história no que tange ao conteúdo a ser trabalhado, a ineficácia das fontes, a estagnação da construção do pensamento, que em nenhum momento tenta desconstruir a imagem de subjulgo impostas a essas etnias, no lugar de retificar, ratificam as visões eurocentristas de ver esses povos.Apesar de uma conquista de âmbito constitucional, que tenta valorizar as raízes da nossa identidade nacional, a pesquisa mostra que os livros estudados tem discussões obsoletas e insuficientes para uma formação adequada no ensino fundamental, tanto na escola pública como na privada. E o professor que tem que cumprir o conteúdo pré-programado, em tempo ínfimo, sem o respaldo de sua principal ferramenta de trabalho? Cabe a ele a criatividade para trabalhar e o ato do cumprimento da lei.O que mais inquieta é ver avanços teóricos, concepções discutidas exaustivamente para desconstrução da exclusão e a aceitação dessas etnia como povos fundamentais para nossa formação identitária, a luta para inclusão do tema em sala de aula, reconhecimento cultural, uma lei determinada, homologada, e os livros didáticos reproduzindo conceitos de mais de quatro décadas atrás. Em linhas gerais, o que se apresenta é uma melhora sem melhorias, é uma conquista sem êxitos, onde essas questões pouco ou mesmo não trabalhadas, levam a reprodução dos equívocos e omissões dos méritos que a cultura africana e a cultura indígena tem em nossa formação, além da infração de uma lei constitucional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "ENSINO PÚBLICO E PRIVADO, LIVRO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_00_06_48_idinscrito_1592_32b54ba00772567cdde6a0fac2435fa1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVA WENDEL DA SILVA GUERRA" "autor_nome_curto" => "WENDEL GUERRA" "autor_email" => "wendel_guerra@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }