Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DA TERCEIRA GERAÇÃO ROMÂNTICA BRASILEIRA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: LITERATURA, ROMANTISMO, GERAÇÕES ROMÂNTICAS Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O conteúdo gerações românticas está inserido no segundo ano do ensino médio. Como neste período a Literatura está desvinculada do ensino da língua portuguesa, o maior desafio é tornar este conteúdo significativo para os alunos e dar-lhes uma finalidade dentro das construções textuais que venham a produzir ou a leitura que venham a fazer. A partir disso pretendemos alcançar os seguintes objetivos: Sensibilizar a importância do estudo da literatura; Quais motivos levaram as campanhas republicanas e abolicionistas; Relacionar o significado entre o passado e o tempo atual; Debater a comparação do período romântico com o mundo atual; Ler os poemas e perceber se pode ser interpretado para os dias atuais; e Elaborar textos com uma visão romântica nos dias atuais. Os resultados desse projeto ainda não podem ser apresentados tendo em vista o fato de que ainda não foi aplicado. Porém pode-se fazer comentário sobre o recurso a ser utilizado: Internet e um "jurado". Além de estabelecer um elo e provocar um debate com os alunos, podemos utilizar pesquisas pelos meios mais utilizados por eles nos dias atuais, mostrando que se pode aprender e estudar por um meio tão popular.Este trabalho teve como principal proposta apresentar a ligação e influencia até nos dias atuais sobre os assuntos passados. Mostrando que a antiguidade rodeia o presente, não só em nossa língua como em nossos pensamentos e o nosso cotidiano, mesmo que isto esteja relacionado a mais de trezentos anos. A maior preocupação deste projeto é levar certo receio aos alunos de cor escura na sala de aula, provocando certas brincadeiras constrangedoras às mesmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.