O PRESENTE ARTIGO RELATA A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA REALIZADA PELOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO A DO COLÉGIO SINODAL DA PAZ DE NOVO HAMBURGO COM A OBRA EL GAUCHO MARTÍN FIERRO, DE JOSÉ HERNÁNDEZ, EM SUA LEITURA E PRÁTICA DE RECONSTRUÇÃO DO TEXTO NA VISÃO DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. CONSIDERANDO A LEITURA COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O AUTOR E O SEU INTERLOCUTOR, E SENDO ESTE O RESPONSÁVEL EM CONSTITUIR O SENTIDO DO TEXTO, BEM COMO DE QUE A MESMA SE DERIVA DAS EXPERIÊNCIAS MUNDANAS DOS SERES HUMANOS, OS ALUNOS FORAM ENCORAJADOS A CRIAR UMA POESIA SOBRE O PERSONAGEM LITERÁRIO MARTÍN FIERRO A PARTIR DE SUA COMPREENSÃO, VISÃO E INTERPRETAÇÃO SOBRE ESTE TEXTO TÃO SINGULAR PARA A CULTURA ARGENTINA. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FOI ANA PIZARRO, CONTRIBUINDO COM A PERSPECTIVA CULTURAL LATINO-AMERICANA, ANA MARIA MACHADO NA RELAÇÃO ESCOLA E LEITURA E TAMBÉM PESQUISADORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO PAULO FREIRE E FERNANDO BECKER. O RESULTADO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TRECHOS DE MARTÍN FIERRO FOI A CONSTRUÇÃO DA POESIA ENCONTRADA AO FINAL DO ARTIGO.