Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

A NATUREZA MIMETISA O ERÓTICO NA POESIA DE CASTRO ALVES E CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Palavra-chaves: POESIA ERÓTICA, ERÓTICA VERBAL, NATUREZA, CASTRO ALVES, DRUMMOND Comunicação Oral (CO) AT 01: Antonio Candido: um legado em questão
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      CONSIDERANDO A POESIA ERÓTICA COMO O REFLEXO DA ESTÉTICA E DOS COSTUMES \r\n
      CARACTERÍSTICOS DE CADA ÉPOCA, ENTENDE-SE QUE O EROTISMO É ALGO CULTURAL E INTRÍNSECO À \r\n
      INTEGRALIDADE HUMANA POR SE TRATAR DE UMA ATIVIDADE ÍMPAR: O SER HUMANO É O ÚNICO ANIMAL \r\n
      RACIONAL QUE, ALÉM DE UTILIZAR O SEXO PARA REPRODUZIR A ESPÉCIE, PENSA E PRÁTICA O ATO DE MANEIRA \r\n
      PRAZEROSA, CULTUANDO-O. EM NOSSA CULTURA OCIDENTAL, O EROTISMO JÁ FOI TRATADO DE MANEIRA \r\n
      CONFORTÁVEL E SEM A CARGA NEGATIVA ATRELADA AO TEMA COM O SURGIMENTO DO CRISTIANISMO E A \r\n
      INCLUSÃO DO SEXO À ESFERA DO SAGRADO. A ATITUDE MAIS COMEDIDA DE TRATAR O ASSUNTO DEU INÍCIO AO \r\n
      USO DE METÁFORAS E METONÍMIAS NA POESIA ERÓTICA ENVOLVENDO-A EM UMA ATMOSFERA MISTERIOSA, \r\n
      PROMOVENDO A CURIOSIDADE PELO QUE SE OCULTA E, CONSEQUENTEMENTE, NO MEIO OBSCENO PELO MEDO \r\n
      DA REVELAÇÃO DO QUE SE ESCONDE. SEGUNDO ANTONIO CANDIDO (2000), INICIALMENTE, A LITERATURA DO \r\n
      MOVIMENTO ROMÂNTICO VESTIU AS CORES LOCAIS DA SOCIEDADE INCORPORANDO E TORNANDO VISÍVEL O \r\n
      CHAMADO NACIONALISMO-INDIANISMO AO INCENTIVAR E NUTRIR O AMOR À PÁTRIA. NO ENTANTO, EM NOVA \r\n
      FASE, A ULTRARROMÂNTICA, O SURGIMENTO DA RUPTURA PELA IDEALIZAÇÃO CEGA AO PAÍS É INCENTIVADO E \r\n
      ACOMPANHADO DE NOVOS SENTIMENTOS CARACTERÍSTICOS AO SUJEITO, CENTRADO NO EU E EM UM \r\n
      DEMASIADO SUBJETIVISMO, NO QUAL O EROTISMO PATENTE DA LÍRICA AMOROSA SE FAZ PRESENTE. PARTINDO \r\n
      DAS REFLEXÕES PROPOSTAS POR CORTÁZAR (2015) SOBRE A LITERATURA ERÓTICA COMO PARTE DA \r\n
      INTEGRALIDADE DO SER HUMANO, DE JOSÉ PAULO PAES (2006) DE QUE A POESIA ERÓTICA, ANTES DE TUDO, \r\n
      É A REPRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA HUMANA, RELEMBRANDO VIVÊNCIAS, E DE OCTAVIO PAZ (1994) \r\n
      COM O CONCEITO DE ERÓTICA VERBAL, LIGANDO A POESIA ERÓTICA À IMAGINAÇÃO, ANALISAMOS O EROTISMO \r\n
      PRESENTE NOS POEMAS “ADORMECIDA” E “EM TEU CRESPO JARDIM, ANÊMONAS CASTANHAS”, \r\n
      RESPECTIVAMENTE, DE CASTRO ALVES E DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, A FIM DE IDENTIFICAR, EM \r\n
      SEUS COMPONENTES ESTÉTICO-DISCURSIVOS, SUAS SINGULARIDADES E SUAS DIFERENÇAS QUANTO À TEMÁTICA \r\n
      EM CAUSA. PARA ISSO, FOI ANALISADA A PROGRESSÃO DISCURSIVA DOS POEMAS, AS ESCOLHAS LEXICAIS DOS \r\n
      AUTORES, A PRESENÇA DE FIGURAS DE LINGUAGEM E OUTROS ASPECTOS COMPOSITORES. ASSIM SENDO, \r\n
      CONCLUÍMOS QUE POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS DA NATUREZA COMO FLORES, FOLHAS E \r\n
      GALHOS A IMAGINAÇÃO ATUA COMO AGENTE INFLUENCIADOR DA CENA ERÓTICA NOS DOIS POEMAS, \r\n
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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

CONSIDERANDO A POESIA ERÓTICA COMO O REFLEXO DA ESTÉTICA E DOS COSTUMES CARACTERÍSTICOS DE CADA ÉPOCA, ENTENDE-SE QUE O EROTISMO É ALGO CULTURAL E INTRÍNSECO À INTEGRALIDADE HUMANA POR SE TRATAR DE UMA ATIVIDADE ÍMPAR: O SER HUMANO É O ÚNICO ANIMAL RACIONAL QUE, ALÉM DE UTILIZAR O SEXO PARA REPRODUZIR A ESPÉCIE, PENSA E PRÁTICA O ATO DE MANEIRA PRAZEROSA, CULTUANDO-O. EM NOSSA CULTURA OCIDENTAL, O EROTISMO JÁ FOI TRATADO DE MANEIRA CONFORTÁVEL E SEM A CARGA NEGATIVA ATRELADA AO TEMA COM O SURGIMENTO DO CRISTIANISMO E A INCLUSÃO DO SEXO À ESFERA DO SAGRADO. A ATITUDE MAIS COMEDIDA DE TRATAR O ASSUNTO DEU INÍCIO AO USO DE METÁFORAS E METONÍMIAS NA POESIA ERÓTICA ENVOLVENDO-A EM UMA ATMOSFERA MISTERIOSA, PROMOVENDO A CURIOSIDADE PELO QUE SE OCULTA E, CONSEQUENTEMENTE, NO MEIO OBSCENO PELO MEDO DA REVELAÇÃO DO QUE SE ESCONDE. SEGUNDO ANTONIO CANDIDO (2000), INICIALMENTE, A LITERATURA DO MOVIMENTO ROMÂNTICO VESTIU AS CORES LOCAIS DA SOCIEDADE INCORPORANDO E TORNANDO VISÍVEL O CHAMADO NACIONALISMO-INDIANISMO AO INCENTIVAR E NUTRIR O AMOR À PÁTRIA. NO ENTANTO, EM NOVA FASE, A ULTRARROMÂNTICA, O SURGIMENTO DA RUPTURA PELA IDEALIZAÇÃO CEGA AO PAÍS É INCENTIVADO E ACOMPANHADO DE NOVOS SENTIMENTOS CARACTERÍSTICOS AO SUJEITO, CENTRADO NO EU E EM UM DEMASIADO SUBJETIVISMO, NO QUAL O EROTISMO PATENTE DA LÍRICA AMOROSA SE FAZ PRESENTE. PARTINDO DAS REFLEXÕES PROPOSTAS POR CORTÁZAR (2015) SOBRE A LITERATURA ERÓTICA COMO PARTE DA INTEGRALIDADE DO SER HUMANO, DE JOSÉ PAULO PAES (2006) DE QUE A POESIA ERÓTICA, ANTES DE TUDO, É A REPRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA HUMANA, RELEMBRANDO VIVÊNCIAS, E DE OCTAVIO PAZ (1994) COM O CONCEITO DE ERÓTICA VERBAL, LIGANDO A POESIA ERÓTICA À IMAGINAÇÃO, ANALISAMOS O EROTISMO PRESENTE NOS POEMAS “ADORMECIDA” E “EM TEU CRESPO JARDIM, ANÊMONAS CASTANHAS”, RESPECTIVAMENTE, DE CASTRO ALVES E DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, A FIM DE IDENTIFICAR, EM SEUS COMPONENTES ESTÉTICO-DISCURSIVOS, SUAS SINGULARIDADES E SUAS DIFERENÇAS QUANTO À TEMÁTICA EM CAUSA. PARA ISSO, FOI ANALISADA A PROGRESSÃO DISCURSIVA DOS POEMAS, AS ESCOLHAS LEXICAIS DOS AUTORES, A PRESENÇA DE FIGURAS DE LINGUAGEM E OUTROS ASPECTOS COMPOSITORES. ASSIM SENDO, CONCLUÍMOS QUE POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS DA NATUREZA COMO FLORES, FOLHAS E GALHOS A IMAGINAÇÃO ATUA COMO AGENTE INFLUENCIADOR DA CENA ERÓTICA NOS DOIS POEMAS, METAMORFOSEANDO A POESIA EM ERÓTICA VERBAL.

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