CONSIDERANDO A POESIA ERÓTICA COMO O REFLEXO DA ESTÉTICA E DOS COSTUMES
CARACTERÍSTICOS DE CADA ÉPOCA, ENTENDE-SE QUE O EROTISMO É ALGO CULTURAL E INTRÍNSECO À
INTEGRALIDADE HUMANA POR SE TRATAR DE UMA ATIVIDADE ÍMPAR: O SER HUMANO É O ÚNICO ANIMAL
RACIONAL QUE, ALÉM DE UTILIZAR O SEXO PARA REPRODUZIR A ESPÉCIE, PENSA E PRÁTICA O ATO DE MANEIRA
PRAZEROSA, CULTUANDO-O. EM NOSSA CULTURA OCIDENTAL, O EROTISMO JÁ FOI TRATADO DE MANEIRA
CONFORTÁVEL E SEM A CARGA NEGATIVA ATRELADA AO TEMA COM O SURGIMENTO DO CRISTIANISMO E A
INCLUSÃO DO SEXO À ESFERA DO SAGRADO. A ATITUDE MAIS COMEDIDA DE TRATAR O ASSUNTO DEU INÍCIO AO
USO DE METÁFORAS E METONÍMIAS NA POESIA ERÓTICA ENVOLVENDO-A EM UMA ATMOSFERA MISTERIOSA,
PROMOVENDO A CURIOSIDADE PELO QUE SE OCULTA E, CONSEQUENTEMENTE, NO MEIO OBSCENO PELO MEDO
DA REVELAÇÃO DO QUE SE ESCONDE. SEGUNDO ANTONIO CANDIDO (2000), INICIALMENTE, A LITERATURA DO
MOVIMENTO ROMÂNTICO VESTIU AS CORES LOCAIS DA SOCIEDADE INCORPORANDO E TORNANDO VISÍVEL O
CHAMADO NACIONALISMO-INDIANISMO AO INCENTIVAR E NUTRIR O AMOR À PÁTRIA. NO ENTANTO, EM NOVA
FASE, A ULTRARROMÂNTICA, O SURGIMENTO DA RUPTURA PELA IDEALIZAÇÃO CEGA AO PAÍS É INCENTIVADO E
ACOMPANHADO DE NOVOS SENTIMENTOS CARACTERÍSTICOS AO SUJEITO, CENTRADO NO EU E EM UM
DEMASIADO SUBJETIVISMO, NO QUAL O EROTISMO PATENTE DA LÍRICA AMOROSA SE FAZ PRESENTE. PARTINDO
DAS REFLEXÕES PROPOSTAS POR CORTÁZAR (2015) SOBRE A LITERATURA ERÓTICA COMO PARTE DA
INTEGRALIDADE DO SER HUMANO, DE JOSÉ PAULO PAES (2006) DE QUE A POESIA ERÓTICA, ANTES DE TUDO,
É A REPRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA HUMANA, RELEMBRANDO VIVÊNCIAS, E DE OCTAVIO PAZ (1994)
COM O CONCEITO DE ERÓTICA VERBAL, LIGANDO A POESIA ERÓTICA À IMAGINAÇÃO, ANALISAMOS O EROTISMO
PRESENTE NOS POEMAS “ADORMECIDA” E “EM TEU CRESPO JARDIM, ANÊMONAS CASTANHAS”,
RESPECTIVAMENTE, DE CASTRO ALVES E DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, A FIM DE IDENTIFICAR, EM
SEUS COMPONENTES ESTÉTICO-DISCURSIVOS, SUAS SINGULARIDADES E SUAS DIFERENÇAS QUANTO À TEMÁTICA
EM CAUSA. PARA ISSO, FOI ANALISADA A PROGRESSÃO DISCURSIVA DOS POEMAS, AS ESCOLHAS LEXICAIS DOS
AUTORES, A PRESENÇA DE FIGURAS DE LINGUAGEM E OUTROS ASPECTOS COMPOSITORES. ASSIM SENDO,
CONCLUÍMOS QUE POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS DA NATUREZA COMO FLORES, FOLHAS E
GALHOS A IMAGINAÇÃO ATUA COMO AGENTE INFLUENCIADOR DA CENA ERÓTICA NOS DOIS POEMAS,
METAMORFOSEANDO A POESIA EM ERÓTICA VERBAL.