Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: PERSPECTIVA COGNITIVA INTERACIONAL

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TOMASELLO (2003) AFIRMA QUE A COGNIÇÃO HUMANA É MARCADA POR PROCESSOS, SIMULTANEAMENTE, FILOGENÉTICOS, HISTÓRICOS E ONTOGENÉTICOS QUE PERMITEM AO HOMEM BENEFICIAR-SE DAS DIVERSAS FORMAS DE CONHECIMENTO ACUMULADAS PELOS GRUPOS SOCIAIS E QUE, AO MESMO TEMPO, DETERMINAM ESSAS DIVERSAS FORMAS DE CONHECIMENTO, ENTRE ELAS, A PRÓPRIA COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA. NOSSO OBJETIVO É EVIDENCIAR COMO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESTÁ RELACIONADA COM A TEORIA ENATISTA COGNITIVA (INDIVÍDUO-AMBIENTE) E A INTERAÇÃO SOCIAL, NESSE SENTIDO JUSTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DE PESQUISARMOS OS MÚLTIPLOS OLHARES EXISTENTES ACERCA DA ABORDAGEM DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, QUE NOS PERMITIRÁ UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM BORGES E SALOMÃO (2003) ATRAVÉS DA LINGUAGEM A CRIANÇA TEM ACESSO, ANTES MESMO DE APRENDER A FALAR, A VALORES, CRENÇAS E REGRAS, ADQUIRINDO OS CONHECIMENTOS DE SUA CULTURA. À MEDIDA QUE A CRIANÇA SE DESENVOLVE, SEU SISTEMA SENSORIAL - INCLUINDO A VISÃO E AUDIÇÃO - SE TORNA MAIS REFINADO E ELA ALCANÇA UM NÍVEL LINGUÍSTICO E COGNITIVO MAIS ELEVADO, ENQUANTO SEU CAMPO DE SOCIALIZAÇÃO SE ESTENDE, PRINCIPALMENTE QUANDO ELA ENTRA PARA A ESCOLA E TEM MAIOR OPORTUNIDADE DE INTERAGIR COM OUTRAS CRIANÇAS. NO QUE TANGE À METODOLOGIA, A PESQUISA É UMA REVISÃO DE LITERATURA, BASEADA NO MÉTODO DE ABORDAGEM INDUTIVO, SENDO DE NATUREZA DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO FONTE DE COLETA DE INFORMAÇÕES FORAM UTILIZADAS PLATAFORMAS DIGITAIS, ENTRE ELAS: PERIÓDICOS CAPES, SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E GOOGLE ACADÊMICO. OS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM; LINGUAGEM E COGNIÇÃO. DESSA FORMA, FORAM SELECIONADOS OS ARTIGOS INDEXADOS QUE ABORDASSEM A TEMÁTICA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM INTERACIONISTA E DA LINGUAGEM E COGNIÇÃO.  EM RELAÇÃO AOD RESULTADOS DA PESQUISA, OBSERVA-SE QUE A LINGUAGEM NÃO EXISTE DE FORMA INDEPENDENTE, ELA ESTÁ VINCULADA A OUTRAS CAPACIDADES COGNITIVAS. O QUE TORNA POSSÍVEL COMPREENDER A MANIFESTAÇÃO COMUNICATIVA COMO UM ATO INSTINTIVO DA ESPÉCIE HUMANA, O QUE EXPLICA QUE SUA APRENDIZAGEM OCORRA DE MANEIRA TÃO AUTOMÁTICA, POIS A MENTE PARECE ESTAR DOTADA DE HABILIDADES PARA TAL FINALIDADE. ALÉM DISSO, O SER HUMANO É DOTADO DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E DE DISPOSITIVOS COMPORTAMENTAIS QUE TRABALHAM JUNTOS NA INTERAÇÃO HUMANA TORNANDO TODA FORMA DE COMUNICAÇÃO UMA LINGUAGEM, SENDO ELA ANTERIOR AO SURGIMENTO DAS PALAVRAS. AS INFORMAÇÕES OU EXPERIÊNCIAS DO AMBIENTE LINGUÍSTICO DA CRIANÇA SÃO CONSIDERADAS COMO ASPECTOS DE MUITA IMPORTÂNCIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. ESTUDOS DE BORGES E SALOMÃO (2003) MENCIONAM QUE EXISTEM VARIAÇÕES NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL EM QUE OS INDIVÍDUOS VIVEM. A VARIAÇÃO ENTRE CONTEXTOS É MARCADA PELOS DIFERENTES MODELOS DE USO DA LINGUAGEM QUE O MEIO SOCIAL OFERECE. ESTES MODELOS SÃO APRESENTADOS SEGUNDO OS MODOS DE VIDA E AS INTERAÇÕES TÍPICAS DO MEIO SOCIAL DOS INDIVÍDUOS, OU SEJA, CORRESPONDEM A SEUS HÁBITOS E NECESSIDADES ADAPTATIVAS. CAVALCANTE ET AL (2014) DIZ QUE NOSSA COGNIÇÃO É IMPACTADA E PARAMETRIZADA PELAS NOSSAS VIVÊNCIAS CULTURAIS, PELAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS. PELOSI ET AL (2014) PONTUA QUE AS CAPACIDADES COGNITIVAS HUMANAS PODEM SER EXPLICADAS, PORTANTO, A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE UMA SÉRIE DE MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS RESPONSÁVEIS PELAS OPERAÇÕES MENTAIS E UMA SÉRIE DE CONTEXTOS SOCIAIS, CULTURAIS, HISTÓRICOS E INTENCIONAIS. SOMENTE ATRAVÉS DESTA INTERAÇÃO OS SERES HUMANOS SÃO O QUE REALMENTE SÃO. NESTE SENTIDO, A SIGNIFICAÇÃO É UMA CONSTRUÇÃO PRODUZIDA PELOS SUJEITOS COGNITIVOS NO CURSO DA INTERAÇÃO COMUNICATIVA. ROSSA A., ROSSA C. (2011) AFIRMAM QUE SOMOS DE FATO SERES CONFIGURADOS PELA E PARA EXPERIÊNCIA. TODO NOSSO ORGANISMO (CORPO E CÉREBRO) NOS IMPULSIONA A EXPLORAR O MEIO-AMBIENTE E DELE EXTRAIR O QUE A QUALIDADE DE NOSSAS INTERAÇÕES PERMITIREM. HÁ UMA CONSTANTE INFLUÊNCIA DOS ESTÍMULOS DO AMBIENTE, TAL INFLUÊNCIA PODE SER TRADUZIDA COMO A DESENCADEADORA DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. DIANTE DISSO, CONCLUÍMOS QUE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESTÁ RELACIONADA AOS CONTEXTOS SOCIAL, COGNITIVO E CULTURAL, MOSTRANDO QUE EM VISÃO ENATISTA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL POR CRIANÇAS EM CONDIÇÕES NORMAIS PODEM SER EXPLICADAS A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES CORPÓREAS E A INTERAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO. O QUE TORNA IMPORTANTE O CONTATO DAS CRIANÇAS DESDE CEDO COM AS RELAÇÕES SOCIAIS, UMA VEZ QUE QUANTO MAIS CEDO SE ENVOLVER, MAIS BENEFÍCIOS OBTERÁ, CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS QUE RESULTAM DESSAS INTERAÇÕES."
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EM RELAÇÃO AOD RESULTADOS DA PESQUISA, OBSERVA-SE QUE A LINGUAGEM NÃO EXISTE DE FORMA INDEPENDENTE, ELA ESTÁ VINCULADA A OUTRAS CAPACIDADES COGNITIVAS. O QUE TORNA POSSÍVEL COMPREENDER A MANIFESTAÇÃO COMUNICATIVA COMO UM ATO INSTINTIVO DA ESPÉCIE HUMANA, O QUE EXPLICA QUE SUA APRENDIZAGEM OCORRA DE MANEIRA TÃO AUTOMÁTICA, POIS A MENTE PARECE ESTAR DOTADA DE HABILIDADES PARA TAL FINALIDADE. ALÉM DISSO, O SER HUMANO É DOTADO DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E DE DISPOSITIVOS COMPORTAMENTAIS QUE TRABALHAM JUNTOS NA INTERAÇÃO HUMANA TORNANDO TODA FORMA DE COMUNICAÇÃO UMA LINGUAGEM, SENDO ELA ANTERIOR AO SURGIMENTO DAS PALAVRAS. AS INFORMAÇÕES OU EXPERIÊNCIAS DO AMBIENTE LINGUÍSTICO DA CRIANÇA SÃO CONSIDERADAS COMO ASPECTOS DE MUITA IMPORTÂNCIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. ESTUDOS DE BORGES E SALOMÃO (2003) MENCIONAM QUE EXISTEM VARIAÇÕES NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL EM QUE OS INDIVÍDUOS VIVEM. 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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PODE SER ENTENDIDO COMO UM CONJUNTO DE AÇÕES COGNITIVAS. SENDO A LINGUAGEM UMA FACULDADE HUMANA UTILIZADA PARA EXPRESSÃO E PARA COMUNICAÇÃO, ESTA SE EVIDENCIA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E PASSA POR EVOLUÇÕES FREQUENTES. A CAPACIDADE DE SOCIALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO SE CONSTITUI NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MANIFESTADA NA RELAÇÃO ENTRE A CRIANÇA E O OUTRO, O QUE SE DÁ VIA DISCURSO CONSTRUÍDO NA VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES INTERACIONAIS COTIDIANAS. SABE-SE HOJE QUE, AO APRENDER UMA LÍNGUA, SE APRENDE TAMBÉM SOBRE O MUNDO À SUA VOLTA, SOBRE SUA CULTURA, A ORGANIZAÇÃO SOCIAL VIGENTE, ALÉM DE TUDO O QUE A INTERAÇÃO É CAPAZ DE INFLUENCIAR NA BAGAGEM LINGUÍSTICA E NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA. A ININTERRUPÇÃO ENTRE A COGNIÇÃO E A CULTURA FAZ COM QUE O PENSAMENTO SEJA UM COMPONENTE TÍPICO, ESSENCIAL, PARA A EXPERIÊNCIA HUMANA, SEJA NO CAMPO DA ARTE OU DA CIÊNCIA. TOMASELLO (2003) AFIRMA QUE A COGNIÇÃO HUMANA É MARCADA POR PROCESSOS, SIMULTANEAMENTE, FILOGENÉTICOS, HISTÓRICOS E ONTOGENÉTICOS QUE PERMITEM AO HOMEM BENEFICIAR-SE DAS DIVERSAS FORMAS DE CONHECIMENTO ACUMULADAS PELOS GRUPOS SOCIAIS E QUE, AO MESMO TEMPO, DETERMINAM ESSAS DIVERSAS FORMAS DE CONHECIMENTO, ENTRE ELAS, A PRÓPRIA COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA. NOSSO OBJETIVO É EVIDENCIAR COMO A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESTÁ RELACIONADA COM A TEORIA ENATISTA COGNITIVA (INDIVÍDUO-AMBIENTE) E A INTERAÇÃO SOCIAL, NESSE SENTIDO JUSTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DE PESQUISARMOS OS MÚLTIPLOS OLHARES EXISTENTES ACERCA DA ABORDAGEM DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, QUE NOS PERMITIRÁ UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM BORGES E SALOMÃO (2003) ATRAVÉS DA LINGUAGEM A CRIANÇA TEM ACESSO, ANTES MESMO DE APRENDER A FALAR, A VALORES, CRENÇAS E REGRAS, ADQUIRINDO OS CONHECIMENTOS DE SUA CULTURA. 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TODO NOSSO ORGANISMO (CORPO E CÉREBRO) NOS IMPULSIONA A EXPLORAR O MEIO-AMBIENTE E DELE EXTRAIR O QUE A QUALIDADE DE NOSSAS INTERAÇÕES PERMITIREM. HÁ UMA CONSTANTE INFLUÊNCIA DOS ESTÍMULOS DO AMBIENTE, TAL INFLUÊNCIA PODE SER TRADUZIDA COMO A DESENCADEADORA DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. DIANTE DISSO, CONCLUÍMOS QUE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESTÁ RELACIONADA AOS CONTEXTOS SOCIAL, COGNITIVO E CULTURAL, MOSTRANDO QUE EM VISÃO ENATISTA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL POR CRIANÇAS EM CONDIÇÕES NORMAIS PODEM SER EXPLICADAS A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES CORPÓREAS E A INTERAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO. O QUE TORNA IMPORTANTE O CONTATO DAS CRIANÇAS DESDE CEDO COM AS RELAÇÕES SOCIAIS, UMA VEZ QUE QUANTO MAIS CEDO SE ENVOLVER, MAIS BENEFÍCIOS OBTERÁ, CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS QUE RESULTAM DESSAS INTERAÇÕES.

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