Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

PADRÕES DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA NA FALA INFANTIL EM INGLÊS-LNN

Palavra-chaves: SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA, INGLÊS, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, INTERFONOLOGIA, Comunicação Oral (CO) AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem
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SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DA FONOLOGIA NATURAL DE STAMPE (1979), TEIXEIRA (1988, 2011) AFIRMA QUE AS PRODUÇÕES INFANTIS ESTÃO INSERIDAS EM UM PROCESSO MATURACIONAL MAIS AMPLO EM QUE SIMPLIFICAÇÕES DE CLASSES DE SONS OCORREM AO LONGO DOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO E SÃO, PORTANTO, TRANSITÓRIAS – ESSAS SIMPLIFICAÇÕES PODEM SER  ESTUDADAS EM TERMOS DE  PROCESSOS FONOLÓGICOS. MESMO EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO SEM ATIPICIDADE, É NATURAL QUE A CRIANÇA USE PADRÕES ADAPTADOS DO ALVO PARA TENTAR SE ADEQUAR À PRODUÇÃO DAS PALAVRAS. ESSAS PRODUÇÕES ADAPTADAS SÃO RESULTADO DE PROCESSOS QUE SUBSTITUEM, POR EXEMPLO, UM SOM MAIS COMPLEXO, OU FORA DAS HABILIDADES MATURACIONAIS DA CRIANÇA, POR UM MENOS COMPLEXO OU JÁ ADQUIRIDO (STAMPE, 1979); ENQUANTO ELAS AINDA NÃO CONSEGUEM PRODUZIR UM DETERMINADO SOM, PROCURAM MEIOS DE VIABILIZAR SUA PRODUÇÃO. ESSES PADRÕES CARACTERIZAM A AQUISIÇÃO DESDE AS PRIMEIRAS PALAVRAS ATÉ OS SEIS ANOS EM MÉDIA A DEPENDER DO IDIOMA (INGRAM, 1981, 1986; OTHERO, 2005). O DESENVOLVIMENTO DA FONOLOGIA ENVOLVE A PERCEPÇÃO E A PRODUÇÃO DA LÍNGUA DO AMBIENTE (TEIXEIRA; DAVIS, 2002), E OS PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA QUE OCORREM NA AQUISIÇÃO EVIDENCIAM AS TENTATIVAS DA CRIANÇA DE PRODUZIR A LÍNGUA AMBIENTE (ALBANO, 1990). PARA TEIXEIRA (2009), ESSES PADRÕES ESPELHAM O DESENVOLVIMENTO FONÉTICO DA CRIANÇA AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO; SUA FALA AVANÇA GRADUALMENTE EM COMPLEXIDADE ATÉ O SISTEMA ADULTO. SEGUNDO PIPER (1984), ESSAS SIMPLIFICAÇÕES FONOLÓGICAS TAMBÉM OCORREM DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS LÍNGUAS DISTINTAS DA LN DO INDIVÍDUO. EM SEU ESTUDO, O AUTOR ANALISA AS PRODUÇÕES ORAIS DE CRIANÇAS NATIVAS DE DIFERENTES IDIOMAS - INCLUSIVE DO PORTUGUÊS - ADQUIRINDO O INGLÊS-LNN. PIPER BUSCOU INVESTIGAR SE OS PADRÕES USADOS PARA SIMPLIFICAR AS FORMAS DA LÍNGUA ALVO SE ASSEMELHAM AOS ESTABELECIDOS POR STAMPE (1979) E POR INGRAM (1981) PARA A AQUISIÇÃO DA LN. 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O PROJETO PREVIA A EXPOSIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA ÀS CRIANÇAS EM ENCONTROS SEMANAIS, DE 1 HORA, CONDUZIDOS POR 2 INSTRUTORES QUE FAZIAM USO EXCLUSIVO DO INGLÊS NA INTERAÇÃO COM AS CRIANÇAS: O INSTRUTOR 1 ERA RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES E O INSTRUTOR 2 POR ASSESSORAR NA EXECUÇÃO DO PLANO E FAZER OS REGISTROS NAS NOTAS DE CAMPO. AS NOTAS DE CAMPO APRESENTAM, ALÉM DE OUTRAS INFORMAÇÕES, AS TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS EM INGLÊS. ESSAS TRANSCRIÇÕES FORAM FEITAS NO MOMENTO DA PRODUÇÃO E FORAM REVISADAS IMEDIATAMENTE APÓS CADA ENCONTRO, PELOS DOIS INSTRUTORES, DE FORMA A ASSEGURAR A FIDELIDADE DOS REGISTROS DE FALA, PRINCIPALMENTE OS TRANSCRITOS. PARA ESTA ANÁLISE, SELECIONAMOS PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA QUE CARACTERIZAM O DESENVOLVIMENTO DO INGLÊS-LN (INGRAM, 1981, 1986) E DO INGLÊS-LNN (PIPER, 1984) E OS COMPARAMOS AOS NOSSOS DADOS DE CONTEXTO INGLÊS-LNN. 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ESSA OCORRÊNCIA PODE SER EVIDÊNCIA DE UM PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DO /ɽ/ PELA FRICATIVA [H], QUE ACONTECE EM POSIÇÃO DE ATAQUE NO INGLÊS. NOTA-SE QUE AS CRIANÇAS DO NOSSO ESTUDO ESTÃO REALIZANDO SIMPLIFICAÇÕES DISTINTAS DAQUELAS IDENTIFICADAS NOS ESTUDOS DE INGLÊS-LN E LNN APRESENTADOS. ATÉ O MOMENTO, A OCORRÊNCIA DE SIMPLIFICAÇÕES FONOLÓGICAS NA FALA DAS CRIANÇAS ESTUDADAS TEM COINCIDIDO COM PROCESSOS FONOLÓGICOS JÁ IDENTIFICADOS DURANTE A AQUISIÇÃO DO INGLÊS SEJA COMO LN OU COMO LNN. ALÉM DESSES, NOVOS PROCESSOS ESTÃO OCORRENDO NAS PRODUÇÕES EM INGLÊS DAS CRIANÇAS O QUE DEMANDA A INVESTIGAÇÃO DOS CONTEXTOS ESPECÍFICOS DE PALAVRAS QUE AS LEVAM A TAIS PADRÕES DE SIMPLIFICAÇÃO."
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Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TRAZ UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA PRESENTES NO INGLÊS COMO LÍNGUA NÃO NATIVA (LNN) E COMO LÍNGUA NATIVA (LN). ESTA ANÁLISE PERMITIRÁ IDENTIFICAR OS PADRÕES DE SIMPLIFICAÇÃO QUE CARACTERIZAM A FALA DE CRIANÇAS BRASILEIRAS APRENDIZES DO INGLÊS. SABE-SE QUE A FONOLOGIA DE UMA LÍNGUA ORAL SE CONSTITUI DE SEUS SONS E COMO ELES SE ORGANIZAM: CONSOANTES E VOGAIS SÃO ADQUIRIDAS, DEPOIS SE JUNTAM FORMANDO SÍLABAS QUE, EM SEGUIDA, FORMARÃO PALAVRAS E ESSE PERCURSO DE DESENVOLVIMENTO TÍPICO PROSSEGUIRÁ ATÉ O DOMÍNIO DA SINTAXE. A EVOLUÇÃO NOS ESTUDOS SOBRE A FALA DA CRIANÇA REVELOU QUE SUAS PRODUÇÕES NÃO SÃO APENAS IMPERFEIÇÕES DA FALA ADULTA. NA VERDADE, POR TRÁS DESSAS PRODUÇÕES HÁ UM NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO (TEIXEIRA, 1988, 2011). SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DA FONOLOGIA NATURAL DE STAMPE (1979), TEIXEIRA (1988, 2011) AFIRMA QUE AS PRODUÇÕES INFANTIS ESTÃO INSERIDAS EM UM PROCESSO MATURACIONAL MAIS AMPLO EM QUE SIMPLIFICAÇÕES DE CLASSES DE SONS OCORREM AO LONGO DOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO E SÃO, PORTANTO, TRANSITÓRIAS – ESSAS SIMPLIFICAÇÕES PODEM SER ESTUDADAS EM TERMOS DE PROCESSOS FONOLÓGICOS. MESMO EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO SEM ATIPICIDADE, É NATURAL QUE A CRIANÇA USE PADRÕES ADAPTADOS DO ALVO PARA TENTAR SE ADEQUAR À PRODUÇÃO DAS PALAVRAS. ESSAS PRODUÇÕES ADAPTADAS SÃO RESULTADO DE PROCESSOS QUE SUBSTITUEM, POR EXEMPLO, UM SOM MAIS COMPLEXO, OU FORA DAS HABILIDADES MATURACIONAIS DA CRIANÇA, POR UM MENOS COMPLEXO OU JÁ ADQUIRIDO (STAMPE, 1979); ENQUANTO ELAS AINDA NÃO CONSEGUEM PRODUZIR UM DETERMINADO SOM, PROCURAM MEIOS DE VIABILIZAR SUA PRODUÇÃO. ESSES PADRÕES CARACTERIZAM A AQUISIÇÃO DESDE AS PRIMEIRAS PALAVRAS ATÉ OS SEIS ANOS EM MÉDIA A DEPENDER DO IDIOMA (INGRAM, 1981, 1986; OTHERO, 2005). O DESENVOLVIMENTO DA FONOLOGIA ENVOLVE A PERCEPÇÃO E A PRODUÇÃO DA LÍNGUA DO AMBIENTE (TEIXEIRA; DAVIS, 2002), E OS PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA QUE OCORREM NA AQUISIÇÃO EVIDENCIAM AS TENTATIVAS DA CRIANÇA DE PRODUZIR A LÍNGUA AMBIENTE (ALBANO, 1990). PARA TEIXEIRA (2009), ESSES PADRÕES ESPELHAM O DESENVOLVIMENTO FONÉTICO DA CRIANÇA AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO; SUA FALA AVANÇA GRADUALMENTE EM COMPLEXIDADE ATÉ O SISTEMA ADULTO. SEGUNDO PIPER (1984), ESSAS SIMPLIFICAÇÕES FONOLÓGICAS TAMBÉM OCORREM DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS LÍNGUAS DISTINTAS DA LN DO INDIVÍDUO. EM SEU ESTUDO, O AUTOR ANALISA AS PRODUÇÕES ORAIS DE CRIANÇAS NATIVAS DE DIFERENTES IDIOMAS - INCLUSIVE DO PORTUGUÊS - ADQUIRINDO O INGLÊS-LNN. PIPER BUSCOU INVESTIGAR SE OS PADRÕES USADOS PARA SIMPLIFICAR AS FORMAS DA LÍNGUA ALVO SE ASSEMELHAM AOS ESTABELECIDOS POR STAMPE (1979) E POR INGRAM (1981) PARA A AQUISIÇÃO DA LN. DIVERSOS PADRÕES DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA CARACTERIZAM A AQUISIÇÃO DAS LÍNGUAS NATURAIS, UM EXEMPLO DELES É A SIMPLIFICAÇÃO/REDUÇÃO DE ENCONTROS CONSONANTAIS (INGRAM, 1981; STAMPE, 1979). POR OUTRO LADO, HÁ PADRÕES QUE OCORREM EXCLUSIVAMENTE EM DETERMINADAS LÍNGUAS E POR ESSA RAZÃO PROCESSOS CONHECIDOS COMO UNIVERSAIS NA AQUISIÇÃO DA LN PODEM NÃO OCORRER OU OCORRER DE FORMA NÃO EXPRESSIVA NA LNN (INGRAM, 1986; PIPER, 1984). ALÉM DISSO, ESSAS SIMPLIFICAÇÕES OCORREM DENTRO DO SISTEMA FONOLÓGICO QUE ESTÁ DISPONÍVEL PARA A CRIANÇA; ELA REALIZARÁ SUBSTITUIÇÕES DE SEGMENTOS EM UMA DETERMINADA POSIÇÃO POR AQUELES QUE ESTIVEREM DISPONÍVEIS NA MESMA POSIÇÃO EM SUA LÍNGUA (INGRAM, 1986). CONSIDERANDO ESSAS PARTICULARIDADES DAS LÍNGUAS E CONSTATANDO A OCORRÊNCIA DE PADRÕES DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA TANTO NO CONTEXTO DO INGLÊS-LN COMO NO DO INGLÊS- LNN, NOSSO OBJETIVO AQUI É IDENTIFICAR OS PADRÕES QUE CARACTERIZAM A AQUISIÇÃO DO INGLÊS-LNN, CONTEXTO DOS NOSSOS DADOS, TOMANDO COMO REFERÊNCIA OS ESTUDOS DE PIPER (1984) E INGRAM (1981, 1986) PARA O CONTEXTO DE INGLÊS-LN. OS DADOS SELECIONADOS PARA ESTA ANÁLISE PROVÊM DO PROJETO DE PESQUISA POACE PROJECT - PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORAL EM INGLÊS: PROJETO CRECHE, DESENVOLVIDO NA CRECHE BEM-QUERER (UESB), SOB A COORDENAÇÃO DA PRIMEIRA AUTORA, NO PERÍODO DE 2015 A 2018. POR ANO, 50 CRIANÇAS, EM MÉDIA, NA FAIXA ETÁRIA DE 2;6 A 5;0 PARTICIPARAM DO PROJETO. O PROJETO PREVIA A EXPOSIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA ÀS CRIANÇAS EM ENCONTROS SEMANAIS, DE 1 HORA, CONDUZIDOS POR 2 INSTRUTORES QUE FAZIAM USO EXCLUSIVO DO INGLÊS NA INTERAÇÃO COM AS CRIANÇAS: O INSTRUTOR 1 ERA RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES E O INSTRUTOR 2 POR ASSESSORAR NA EXECUÇÃO DO PLANO E FAZER OS REGISTROS NAS NOTAS DE CAMPO. AS NOTAS DE CAMPO APRESENTAM, ALÉM DE OUTRAS INFORMAÇÕES, AS TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS EM INGLÊS. ESSAS TRANSCRIÇÕES FORAM FEITAS NO MOMENTO DA PRODUÇÃO E FORAM REVISADAS IMEDIATAMENTE APÓS CADA ENCONTRO, PELOS DOIS INSTRUTORES, DE FORMA A ASSEGURAR A FIDELIDADE DOS REGISTROS DE FALA, PRINCIPALMENTE OS TRANSCRITOS. PARA ESTA ANÁLISE, SELECIONAMOS PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA QUE CARACTERIZAM O DESENVOLVIMENTO DO INGLÊS-LN (INGRAM, 1981, 1986) E DO INGLÊS-LNN (PIPER, 1984) E OS COMPARAMOS AOS NOSSOS DADOS DE CONTEXTO INGLÊS-LNN. ATÉ O MOMENTO, OS RESULTADOS DA ANÁLISE TÊM MOSTRADO, NOS NOSSOS DADOS, A OCORRÊNCIA DE PROCESSOS IDENTIFICADOS NOS ESTUDOS REFERENCIADOS. ESSES PROCESSOS SÃO: SIMPLIFICAÇÃO DE ENCONTROS CONSONANTAIS - [ˈGU] PARA /GLU/ GLUE (COLA); REDUÇÃO DA CONSOANTE FINAL - [ˈKɛ] PARA /KӕT/ CAT (GATO); REDUÇÃO DAS SÍLABAS FRACAS - [ˈLOW] PARA /HELOW/ HELLO (OLÁ); OCLUSIVIZAÇÃO - [ˈBɽɔDǝ] PARA /Bɽʌðǝɽ/ BROTHER (IRMÃO); ANTERIORIZAÇÃO [ˈSU] PARA /ʃU/ SHOE (SAPATO); SEMIVOCALIZAÇÃO - [ˈFAWMɪ] PARA /FɑɽM/ (FAZENDA); APAGAMENTO DA CONSOANTE INICIAL - [ˈɛDʰɪ] PARA /ɽɛD/ RED (VERMELHO) E ENSURDECIMENTO - [ˈFɛɽɪ] PARA /Vɛɽɪ/ VERY (MUITO). NO CONTEXTO INGLÊS-LN OCORRE UM PROCESSO EM QUE A CRIANÇA REDUPLICA A SÍLABA JÁ ADQUIRIDA EM UMA DETERMINADA PALAVRA (INGRAM, 1981, 1986): [BʌBʌ] PARA /BʌTǝɽ/ BUTTER (MANTEIGA). ESSE PROCESSO NÃO APARECE NOS ACHADOS DE PIPER (1984) E, NOS NOSSOS DADOS, ESSE PADRÃO OCORRE EM RARAS PRODUÇÕES, COMO: [ˈPIPᶦ] PARA /PɪG/ PIG (PORCO). O MESMO SE PASSA COM A ELISÃO DE SÍLABAS FRACAS, NÃO ENCONTRADO OU ENCONTRADO COM FREQUÊNCIA MUITO BAIXA NESSAS DUAS FONTES DE DADOS DE LNN. POR OUTRO LADO, O PROCESSO DE PALATALIZAÇÃO DE CONSOANTES ALVEOLARES QUE NÃO É IDENTIFICADO NOS ESTUDOS DE INGLÊS-LN E NEM DE INGLÊS-LNN, APARECE COM FREQUÊNCIA NOS NOSSOS DADOS, A EXEMPLO DE [ˈʧAJGǝɽ] PARA /TAɪGǝɽ/ TIGER (TIGRE). É FREQUENTE, TAMBÉM, A OCORRÊNCIA DE EPÊNTESE VOCÁLICA APÓS CONSOANTES PLOSIVAS EM POSIÇÃO FINAL NA SÍLABA OCASIONANDO A CRIAÇÃO DE UMA SÍLABA A MAIS NA PALAVRA: [ˈWɔKɪ] PARA /WɔK/ WALK (ANDAR, CAMINHAR). ALÉM DESSES PROCESSOS, TEMOS IDENTIFICADO A REALIZAÇÃO DE UMA CONSOANTE FRICATIVA GLOTAL SURDA NO LUGAR DA CONSOANTE RETROFLEXA /ɽ/, EM PALAVRAS COMO BIRTHDAY /BɜɽθDEɪ/ (ANIVERSÁRIO) PRODUZIDAS COMO [ˈBOHDEJ]. ESSE PADRÃO DE SUBSTITUIÇÃO NÃO FOI ENCONTRADO, ATÉ O MOMENTO, NOS ACHADOS DE AQUISIÇÃO DO INGLÊS-LN. ESSA OCORRÊNCIA PODE SER EVIDÊNCIA DE UM PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DO /ɽ/ PELA FRICATIVA [H], QUE ACONTECE EM POSIÇÃO DE ATAQUE NO INGLÊS. NOTA-SE QUE AS CRIANÇAS DO NOSSO ESTUDO ESTÃO REALIZANDO SIMPLIFICAÇÕES DISTINTAS DAQUELAS IDENTIFICADAS NOS ESTUDOS DE INGLÊS-LN E LNN APRESENTADOS. ATÉ O MOMENTO, A OCORRÊNCIA DE SIMPLIFICAÇÕES FONOLÓGICAS NA FALA DAS CRIANÇAS ESTUDADAS TEM COINCIDIDO COM PROCESSOS FONOLÓGICOS JÁ IDENTIFICADOS DURANTE A AQUISIÇÃO DO INGLÊS SEJA COMO LN OU COMO LNN. ALÉM DESSES, NOVOS PROCESSOS ESTÃO OCORRENDO NAS PRODUÇÕES EM INGLÊS DAS CRIANÇAS O QUE DEMANDA A INVESTIGAÇÃO DOS CONTEXTOS ESPECÍFICOS DE PALAVRAS QUE AS LEVAM A TAIS PADRÕES DE SIMPLIFICAÇÃO.

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